Buscar

No que concerne aos direitos reais de garantia?

💡 2 Respostas

User badge image

Paloma Lins

São os direitos reais de garantia o penhor, hipoteca e anticrese, uma vez que estão dispostos no rol do artigo 1.225 do CC. Caracterizam-se pela responsabilidade patrimonial, portanto, o próprio patrimonio do devedor consitui a garantia e estão dispostos no Título X, do Código Civil, arts. 1.419 e seguintes.

 

CONCEITO LEGAL:

 

PENHOR:

"Art. 1.431. Constitui-se o penhor pela transferência efetiva da posse que, em garantia do débito ao credor ou a quem o represente, faz o devedor, ou alguém por ele, de uma coisa móvel, suscetível de alienação."

 

ANTICRESE:

Art. 1.506. Pode o devedor ou outrem por ele, com a entrega do imóvel ao credor, ceder-lhe o direito de perceber, em compensação da dívida, os frutos e rendimentos.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Direitos Reais (do latim res, coisa), é o conjunto de normas e princípios, em regra de observância obrigatória, que regula o direito relativo aos bens corpóreos, móveis ou imóveis. O "Direito das Coisas" produz efeitos erga omnes (a todos oponíveis) e somente podem ser criados por lei.

O Código Civil trata dos direitos reais basicamente entre os artigos 1.225 e 1.227:

Art. 1.225. São direitos reais:

I - a propriedade;

II - a superfície;

III - as servidões;

IV - o usufruto;

V - o uso;

VI - a habitação;

VII - o direito do promitente comprador do imóvel;

VIII - o penhor;

IX - a hipoteca;

X - a anticrese.

XI - a concessão de uso especial para fins de moradia;         (Incluído pela Lei nº 11.481, de 2007)

XII - a concessão de direito real de uso; e         (Redação dada pela Lei nº 13.465, de 2017)

XIII - a laje.         (Incluído pela Lei nº 13.465, de 2017)

Art. 1.226. Os direitos reais sobre coisas móveis, quando constituídos, ou transmitidos por atos entre vivos, só se adquirem com a tradição.

Art. 1.227. Os direitos reais sobre imóveis constituídos, ou transmitidos por atos entre vivos, só se adquirem com o registro no Cartório de Registro de Imóveis dos referidos títulos (arts. 1.245 a 1.247), salvo os casos expressos neste Código.

Quando algum desses direitos é entregue a outra pessoa como forma de garantir o pagamento de uma dívida, temos formado o direito real de garantia, que produzirá todos os efeitos concernentes aos direitos reais, sendo oponíveis erga omnes (a todos oponíveis).

É o que ocorre, por exemplo, no caso de uma HIPOTECA, hipótese na qual o devedor dá ao credor um bem imóvel seu como garantia do empréstimo. Caso venha a não quitar a dívida, a propriedade sobre o imóvel dado em garantia será transferida ao credor.

CC, art. 1.419. Nas dívidas garantidas por penhor, anticrese ou hipoteca, o bem dado em garantia fica sujeito, por vínculo real, ao cumprimento da obrigação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais