Buscar

Como identificar um climaterio?

💡 2 Respostas

User badge image

geissy kelly da conceição

Na maioria das vezes o diagnóstico de climatério pode ser feito pelo quadro clínico que é sugestivo e que se inicia ao redor dos 45-50 anos em nosso meio.
A confirmação do diagnóstico pode ser feita pelas dosagens de FSH (hormônio folículo estimulante), LH (hormônio luteinizante) que estão aumentados e de estradiol que se encontra diminuído.
Nesse período etário é importante que seja realizada monitorização adequada dessas mulheres, pois ocorrem alterações metabólicas, endócrinas e elevada incidência de neoplasias, que necessitam ser diagnosticadas precoce e adequadamente.

Os exames que mais se utiliza para monitorização pré-tratamento e para seguimento durante o tratamento estão expostos no Quadro 1.

As dosagens de FSH, LH geralmente mostram níveis elevados, sendo o mais importante os níveis sangüíneos de estradiol, que orientam na conduta terapêutica. Níveis abaixo de 60 pg/ml com sintomas indicam a necessidade de reposição hormonal.

A avaliação da função pelas dosagens de triiodotironina (T3), tetraiodotironina (T4) total e livre e hormônio estimulante da tireóide (TSH) deve ser realizada, pois é relativamente comum o aparecimento de hipotireoidismo nesta fase da vida da mulher.

O perfil androgênico avaliado pela testosterona, androstenediona e sulfato de deidroepiandrosterona está indicado nas mulheres climatéricas com manifestações de hiperandrogenismo.

As dosagens de colesterol total e frações (HLD, LDL, VLDL) e triglicérides devem sempre ser realizadas para apreciação do perfil de risco cardiovascular. Além de se considerar os valores absolutos, deve-se calcular os índices de Castelli I (colesterol total/HDL colesterol) e Castelli II (LDL colesterol/HDL colesterol) cujos valores deverão ser inferiores a 4,4 e 2,9, respectivamente.

A avaliação do estado geral deverá ser feita através do hemograma e dosagens da glicemia em jejum, uma vez que nesse período etário é mais freqüente o aparecimento do diabetes mellitus.

A prevenção e a detecção precoce das neoplasias genitais é realizada através da colpocitologia oncótica ecolposcopia, particularmente para o colo do útero, que deve ser iniciada desde o começo da atividade sexual e da ultra-sonografia pélvica e transvaginal, que possibilita estudo adequado do útero, ovários e endométrio. Deve-se salientar que na mulher ainda com menstruações ou com reposição hormonal cíclica é mais importante avaliar-se a regularidade ou não do endométrio, enquanto na mulher na pós-menopausa ou reposição hormonal combinada contínua, a espessura do endométrio deve ser inferior a 5 mm e o aspecto regular. Em relação às mamas, entre 35 e 40 anos uma mamografia associada a ultra-sonografia, entre 40 e 50 anos associação semelhante a cada dois anos em não sendo mulher de risco ou em reposição hormonal, caso contrário estes exames devem ser anuais como em mulheres consideradas de risco. Devem ser obrigatoriamente realizados em todas as mulheres nessa faixa etária e repetidos periodicamente, tanto nas usuárias como não usuárias de reposição hormonal ou outras formas de tratamento.



A densitometria óssea permite verificar em g/cm2 a massa óssea. A interpretação mostra padrão normal quando o desvio padrão (DP) em relação a mulher jovem for 0 a -1 DP; osteopenia -1 a -2,5 DP; e osteoporose valores inferiores a -2,5 DP.

A pesquisa de sangue oculto nas fezes, para detecção precoce de neoplasias do tubo digestivo, e o exame de urina tipo I permitem avaliar não só a presença de sangue que orienta para a pesquisa de neoplasias, como também a perda de proteínas e glicose.

0
Dislike0
User badge image

Tayene Lima

obrigada
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais