Buscar

qual a diferença de uma bactéria gram positiva de uma gam negativa?

gostaria de ver os desenhos das duas paredes celulares

💡 8 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Nas bactérias, o peptideoglicano (ou mureína), um composto polimérico, é o componente da parede celular que determina sua forma. A parede celular das bactérias Gram-positivas é constituída por ácido teicóico, além do peptideoglicano, que corresponde à uma fração maior que a encontrada na parede das bactérias Gram-negativas. A parede das bactérias Gram-negativas é mais complexa que a parede das Gram-positivas pois possui uma membrana externa cobrindo uma camada fina de peptideoglicano. Esta membrana externa é cosnstituída por fosfolipídeos, proteínas e lipopolissacarídeos (LPSs).

4
Dislike0
User badge image

Guilherme Menegazzi

Basicamente é quando ao ser adicionado um contra corante a bactéria muda sua cor. Ficando roxa quando Gram-positiva e não alterando sua cor ou ficando avermelhada quando Gram-negativa.

 

Hans Christian Gram, um bacteriologista dinamarquês, estudou e definiu a técnica para corar bactérias, a coloração Gram, em 1884. Nesta ocasião, experimentalmente, corou lâminas com esfregaços (uma espécie de “raspa”, grosseiramente falando, de um determinado lugar do corpo ou de uma cultura que se queira fazer a pesquisa) com violeta de genciana e percebeu que se as bactérias existentes nestes esfregaços uma vez coradas não desbotavam com álcool, se previamente fossem tratadas com iodo.

 

Avançando e aprimorando o método, adicionou ainda outros corantes denominados “contra-corantes”, tais comosafranina e fucsina básica. As bactérias contidas no esfregaço podem ser classificadas como Gram-positivas(aproximadamente de cor roxa) ou Gram-negativas (aproximadamente de cor vermelha), isto dependerá da parede celular da bactéria. Se for estruturalmente simples a coloração será positiva, se for estruturalmente complexa a coloração será então negativa.

1
Dislike0
User badge image

Marcelo Figueiredo

A diferença está basicamente na composição da sua parede celular, na qual a gram positiva possui parede simples, já as gram negativas são mais complexas, possuindo uma camada de lipossacarídeo. Devido a essa diferença, as bactérias gram positivas e negativas se coram de maneira diferente, sendo a primeira roxa e a segunda vermelho.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais