Buscar

Uma das disciplinas relevantes para uma compreensão

Uma das disciplinas relevantes para uma compreensão mais ampla do direito tem por característica analisar as normas jurídicas sem uma preocupação com avaliar sua validade, dentro do ordenamento jurídico, ou sua legitimidade ética. O objetivo dessa disciplina é compreender, por exemplo, o modo pelo qual determinados fatos sociais interferem na criação, alteração e aplicação de normas jurídicas pelas autoridades competentes. Trata-se da disciplina conhecida como
Quest.: 4

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Considera-se que a sociologia jurídica não pode ter uma participação ativa dentro do direito. A sociologia jurídica pode estudar e criticar o direito, mas não pode ser parte integrante desta ciência, pois a sua tarefa e a de ser um observador neutro do sistema jurídico.


O juiz deve ser o mais neutro possível e aplicar a lei, pois ao admitir a contribuição de outros ramos (filosofia, criminologia, psicologia jurídica, entre outros), corre-se o risco de que estes venham a interferir na aplicação do direito.


A sociologia jurídica examina a influência dos fatores sociais sobre o direito e as incidências deste último na sociedade, ou seja, os elementos de interdependência entre o social e o jurídico, realizando uma leitura externa do sistema jurídico.

Fonte:

https:⁄⁄cmarocha.jusbrasil.com.br⁄artigos⁄337509283⁄introducao-a-sociologia-juridica

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais