Buscar

cite os pricipais métodos de alimentação.

💡 1 Resposta

User badge image

Vivi Roncen

A introdução alimentar complementar é um momento delicado, em que o bebê é apresentado a várias novidades, que inclui diferentes utensílios e alimentos. Passar a comer alimentos novos, com cheiro e textura diferente pode ser um momento de ótimas descobertas, mas também de estresse para os pais e a criança, podendo aumentar o medo de experimentar novas comidinhas. Portanto, essa é uma fase que demanda paciência por parte dos pais. Mas, como diz o ditado: com calma tudo se ajeita. Você vai ver que bem assim mesmo!

Atualmente existem 4 métodos de introdução alimentar, vou resumi-los abaixo:
1. Tradicional: inicia-se a partir dos 6 meses, com evolução gradual das papinhas. O adulto é o controlador e regulador, ou seja, o bebê não tem autonomia. São os papais que vão colocar os alimentos na boquinha dele, incentivando-o a comer.

2. Alimentação responsiva: também se inicia a partir dos 6 meses, com evolução gradual das papinhas. É uma alimentação ativa, ou seja, o adulto tem o papel de facilitador e ajudante, pacientemente, encorajando a criança a comer –mas não a forçando, assim respeitando seus sinais internos de fome e saciedade.

3. BLW: a sigla significa Baby Led-Weaning (introdução alimentar guiada pelo bebê), e vem conquistando cada dia mais pais, já que ensina  obre como respeitar os gostos do bebê, ou seja: eles comem até que se sintam satisfeitos. Assim, não é você que comanda se a criança já comeu o suficiente ou não. Sugere-se que os alimentos sejam oferecidos para bebês maiores de 6 meses, em forma de pedaços, possibilitando que eles exercitem as suas escolhas e comam sozinhos com as mãos. O adulto tem apenas o papel de ser o responsável por disponibilizar os alimentos saudáveis e supervisionar a refeição.

4. Alimentação participativa: Utiliza parte dos fundamentos da alimentação responsiva e BLW. Na prática, você pode deixar o bebê mais à vontade para comer, mas interfere sempre que preciso, agindo como um facilitador e encorajador. Importante: orientação de um nutricionista e pediatra para conduzir o método.

Fonte: http://maeaos40.com.br/bebe/os-4-metodos-de-introducao-alimentar-e-as-dicas-para-ir-bem-nessa-fase/ 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O Sistema Digestório (antes Sistema Digestivo ou Aparelho Digestivo) é formado por um conjunto de órgãos cuja função é transformar os alimentos, por meio de processos mecânicos e químicos. As principais funções do sistema digestório são:

Captação dos alimentos através da boca (ingestão);

Liberação de enzimas, ácidos e água no lúmen do trato gastrointestinal.

Triturar, dissolver e misturar os alimentos, impulsionando-os pelo trato gastrointestinal;

Digerir os alimentos através do processo de degradação química (moléculas grandes são transformadas em menores) e mecânica (moídos na boca e triturados nos músculos do estômago e intestinos);

Absorção de nutrientes e outras substâncias que passam dos alimentos para o sangue e para a linfa.

Eliminação das fezes do trato gastrointestinal (processo de defecação). São eliminados revestimentos do trato gastrointestinal, células não utilizadas pelo organismo, bactérias e matérias orgânicos não absorvidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais