Buscar

O que é glaucoma ?

💡 2 Respostas

User badge image

Reny Santos

Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os pulsos nervosos ao cérebro.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Glaucoma , doença causada por um aumento na pressão dentro do olho como resultado do bloqueio do fluxo de humor aquoso , um fluido aquoso produzido pelo corpo ciliar. 


O fluxo normal do humor aquoso é do corpo ciliar para a câmara posterior, um espaço estreito delimitado na frente pela íris , em seu lado externo pelo corpo ciliar, e atrás pela lente e pelo corpo vítreo, uma substância gelatinosa que ocupa um maior parte do globo ocular; da câmara posterior através da pupilana câmara anterior, o espaço em frente à lente e a íris e atrás da janela transparente formada pela córnea; e a partir da câmara anterior através de uma camada de tecido semelhante à peneira no revestimento do globo ocular na periferia externa da íris em um canal circular,canal de Schlemm , do qual o humor aquoso flui em vasos sangüíneos.


O bloqueio do fluxo de humor aquoso causa aumento da pressão na câmara posterior, e essa pressão é transmitida por meio do vítreo para a cabeça do nervo óptico e para a retina. Pressão intra-ocular anormalmente alta não aliviada causa comprometimento da visão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais