Buscar

O direito real não pode ser de livre pactuação? Existe uma limitação legal?

Avalie as afirmações a seguir sobre a veracidade das características dos direitos reais: I- Os Direitos Reais tem como característica a oponibilidade erga omnes, significando que toda a coletividade precisa respeitar os direitos reais de alguém sobre algum bem. Ou seja, a coletividade deve reconhecer o proprietário de um bem imóvel. II- A sequela é característica dos direitos reais, diz-se direito de sequela a capacidade de não acabar o vínculo existente entre o bem e seu titular mesmo que esse objeto esteja distante. O fato de você não poder carregar sua casa junto com você não lhe retira a propriedade. O fato de um indivíduo alugar seu apartamento para alguém, também não lhe retira sua titularidade sobre ele. O vínculo do direito real se prende a coisa e dela não se desliga por meras alienações subsequentes. III- O direito real não é passível de abandono, bem como não poderá ser adquirido por usucapião. IV- O direito real tem a característica da tipicidade ou numerus clausus, estabelecido pelo código civil e leis especiais; não pode ser de livre pactuação; existe uma limitação legal, pois somente o legislador, no código ou em leis extravagantes pode cria-lo. É correto apenas o que se afirma em.

💡 2 Respostas

User badge image

Vanderlei Francisco

Resposta alternativa l

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A alternativa IV, conforme pergunta específica, está correta, pois prevalece, quanto aos direitos reais, a característica de tipicidade. Ao contrário das relações contratuais e obrigacionais, não podem ser pactuados direitos reais não previstos em lei, seja o Código Civil ou leis extravagantes, devendo se ater às espécies e formas legalmente estabelecidas por lei.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais