Buscar

O que é codon e antcodon ?

💡 2 Respostas

User badge image

Patrícia Gomes

ódon: Seqüência de três nucleotídeos do ácido ribonucleico mensageiro que, na síntese de proteínas, representa a codificação da informação genética para um determinado aminoácido ou para a terminação da cadeia polipeptídica. 

Anticódon: Seqüência de três nucleotídeos da molécula de ácido ribonucleico de transferência que se liga ao códon de uma molécula de ácido ribonucleico mensageiro durante a síntese de proteínas.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os anticódons são unidades trinucleotídicas nos RNAs transportadores (tRNAs), que são complementares aos códons dos RNA mensageiros (mRNAs). Eles permitem que os RNAt forneçam os aminoácidos corretos durante a produção da proteína. Os ARNt são o elo entre a sequência de nucleótidos do ARNm e a sequência de aminoácidos da proteína. As células contêm um certo número de tRNAs, cada um dos quais só pode se ligar a um aminoácido específico. Cada ARNt identifica um cod no ARNm, o que permite colocar o aminoido na posio correcta na cadeia polipeptica em crescimento, conforme determinado pela sequcia de ARNm.


Em um ARNt existem seções complementares, formando a estrutura do trevo, específica para os ARNt. O trevo consiste de várias estruturas de alça de haste conhecidas como braços. Eles são braço do aceitador, braço D, braço Anticodon, braço adicional e braço TψC. O braço Anticodon possui um anticódon, complementar ao códon no mRNA. É responsável pelo reconhecimento e ligação com o codon no mRNA. Quando o aminoácido correto é ligado ao tRNA, ele reconhece o códon desse aminoácido no mRNA, e isso permite que o aminoácido seja colocado na posição correta, conforme determinado pela seqüência de mRNA.


Isso garante que a seqüência de aminoácidos codificada pelo mRNA seja traduzida corretamente. Este processo requer o reconhecimento do codão da ansa anti-codificação do ARNm, e em particular de três nucleótidos, conhecido como anticódon que se liga ao codão com base na sua complementaridade.


A ligação entre o códon e o anticódon pode tolerar variações na terceira base, porque a alça anticódon não é linear e, quando o anticódon se liga ao códon no mRNA, uma molécula ideal de ARNt de cadeia dupla (anticódromo) - (codon) não é formado. Isto permite a formação de vários pares complementares não padronizados, chamados pares de base oscilantes. Estes são pares entre dois nucleotídeos que não seguem as regras de Watson-Crick para o emparelhamento de bases.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais