Buscar

Quais os Pontos positivos do Capitalismo?

💡 2 Respostas

User badge image

Vanir Teixeira

Liberdade (relativa) de produção, compra e venda, estímulo à competitividade, e logo, ao progresso e tecnologia;
Mobilidade social;
Melhor aceitação por parte dos cidadãos - o comércio e o senso de posse está incrustado na cabeça do ser humano
Maior produtividade;
Desestatização progressiva da economia, o que é menos oneroso para o País;
Fomenta o progresso científico e a escolaridade, pois exige-se cada vez mais;
Maior possibilidade de resistir a crises
Não há necessidade de regime ditatorial, combina com a democracia.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O Sistema Capitalista em que estamos inseridos vem gerando consequências, boas e ruins. Entre tantos outros aspectos – positivos e negativos. Na sociedade atual de uma escala global, o sistema econômico é capitalista, onde com o decorrer da história os países que são desenvolvidos seriam os que exploraram recursos dos países que hoje são países médios ou baixos.


De um aspecto global, geração e manutenção dos conceitos economia e emprego; estreitando um pouco a perspectiva, o sistema capitalista gerou ainda a cultura de buscapelo conhecimento e profissionalização, pois o aperfeiçoamento das técnicas produtivas exigiu um aperfeiçoamento das pessoas envolvidas no processo; e cotidianamente falando, auxiliou na descoberta e inovação de produtos e processo, e os resultados estão em nossa vida moderna – vide medicamentos, alimentos, eletroeletrônicos, construções, máquinas, etc.

Destes três, cabe citar o primeiro, pois o Capitalismo, em grande escala, conseguiu mudar o rumo de uma civilização em ruínas. Baseado em alugar o trabalho de uma pessoa, comprar matéria prima e transformar essa matéria em outra através do trabalho, agregando valor para venda, o sistema criou por necessidade o conceito de emprego e também a própria estrutura econômica atual, iniciada na interdependência dos pioneiros empresários, no surgimento de bancos, e posteriormente na consolidação de Governo, burocracia, capital, PIB, bolsa de valores e crises.


Ainda hoje, há países que vivem o sistema economico do socialismo porém em um mundo globalizado, onde a economia mundial é capitalista o capitalismo mesmo tendo pontos positivos afeta muito, onde criou uma desigualdade social em escala global é criada e há ainda assim muita diferença, e isso podemos ver hoje onde a Venezuela está numa extrema pobreza e o capital do Estados Unidos seria o próximo investidor dependendo da política brasileira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais