Buscar

O que é psicossomática?

💡 3 Respostas

User badge image

Karinne Araujo

É uma doença que não é exclusivamente somatica, corporal mais tem origem na psique, na alma.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O termo “distúrbio psicossomático” é usado principalmente para significar “uma doença física que se pensa ser causada ou agravada por fatores mentais”. O termo também é usado quando fatores mentais causam sintomas físicos, mas não há doença física. Por exemplo, a dor no peito pode ser causada por estresse e nenhuma doença física pode ser encontrada. Algumas doenças físicas são consideradas propensas a agravar-se por fatores mentais, como estresse e ansiedade. A qualquer momento, o estado mental de uma pessoa pode afetar o grau de gravidade de uma doença física.


Os sintomas físicos causados ​​por fatores mentais também são chamados de desordens de somatização ou somatoformes. Estes sintomas são devidos ao aumento da atividade dos impulsos nervosos enviados do cérebro para várias partes do corpo. Vários fatores podem desempenhar um papel nos transtornos psicossomáticos, como traços de personalidade; influências familiares genéticas ou ambientais; fatores biológicos; comportamento aprendido e etc.


Uma ampla gama de doenças e condições físicas pode ser especialmente propensa a ser agravada por fatores mentais. Estes incluem condições da pele, como eczema e psoríase; pressão alta; problemas cardíacos e muito mais. Os distúrbios psicossomáticos freqüentemente afetam os sistemas respiratório e gastrointestinal, bem como o sistema cardiovascular.

0
Dislike0
User badge image

Milena Durães Santos

Quando o seu corpo somatiza distúrbios psicológicos, ou seja, você sente sintomas físicos que não têm etiologia física e sim psicológica.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais