Buscar

O que acarreta a síndrome de danw?

💡 2 Respostas

User badge image

Alessandra de Sousa Araujo

síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nessa questão, devemos por em prática nossos conhecimentos sobre Genética, mais especificamente, sobre distúrbios genéticos.


Síndrome de Down, também conhecida como trissomia 21, é um distúrbio genético causado pela presença de cromossomo extra 21. Esta síndrome está tipicamente associado a um atraso na capacidade cognitiva (retardo mental ou MR) e crescimento físico e uma conjunto particular de características faciais.

O QI médio de jovens adultos com Síndrome de Down é de cerca de 50, enquanto os adultos jovens sem a condição tipicamente têm um QI de 100.


A síndrome de Down é uma condição genética que ocorre como resultado de um cromossomo extra (cromossomo 21). Normalmente, as células contêm 46 cromossomos. 23 são herdados da mãe e 23 do pai. Pessoas com síndrome de Down podem conter 47 cromossomos, pois existe uma cópia extra do cromossomo 21. O material genético adicional causa características físicas e de desenvolvimento associadas à síndrome de Down. Existem três formas de síndrome de Down, embora os efeitos de cada tipo sejam geralmente semelhantes.

  • A trissomia 21 é o tipo mais comum. A trissomia 21 geralmente é vista devido a cada célula no corpo tem uma cópia extra do cromossomo 21 (a trissomia é uma palavra grega que significa “terceira cópia”).
  • A translocação é causada quando um pedaço de cromossomo 21 se prende a outro cromossomo em uma célula.
  • O mosaico é o tipo menos comum. Aqui, apenas algumas células possuem uma cópia extra do cromossomo 21. Pessoas com síndrome do mosaico de Down podem sofrer menos atrasos em alguns aspectos do seu desenvolvimento.

Fonte: https://www.opas.org.br/o-que-e-sindrome-de-down-caracteristicas-causas-e-sintomas/. Acesso em 06/07/2018.


Assim, a Síndrome de Down é acarretada pela presença de um cromossomo extra (cromossomo 21), que faz com que pessoas com a síndrome possam ter 47 cromossomos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais