Buscar

a clausula rebus sic stanti bus permiti o transito em julgado das ações de alimentos ?

💡 3 Respostas

User badge image

Brenda Elen Alvares

Transitada em julgado a sentença que estabelece a obrigação alimentar, atinge a condição de coisa julgada material, não podendo novamente esta questão ser reexaminada. Em se tratando de relação jurídica continuativa, a sentença tem implícita a cláusula rebus sic stantibus.  

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

muito bom...

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Devemos estabelecer duas distinções:

A coisa julgada é a autoridade que torna imutável e indiscutível uma decisão de mérito não mais sujeita a recursos (art. 502, do CPC):

"Art. 502. Denomina-se coisa julgada material a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso."

Sendo assim, a sentença que fixa alimentos transita em julgado quando não couber mais recursos contra ela e de fato ocorre. Entretanto, por ser prestação continuada, pode ser que futuramente os fatos sejam modificados, o que gera necessidade de modificação do entendimento.

Assim, não se estará discutindo a mesma sentença com base nos mesmos fatos, pois isso iria ferir a coisa julgada, mas prolatando-se novas decisões em razão de novos fatos, o que é expressamente previsto prlo art. 505, I, do CPC, que tem a decisão de alimentos como exemplo clássico:

"Art. 505. Nenhum juiz decidirá novamente as questões já decididas relativas à mesma lide, salvo:

I - se, tratando-se de relação jurídica de trato continuado, sobreveio modificação no estado de fato ou de direito, caso em que poderá a parte pedir a revisão do que foi estatuído na sentença;"

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais