Buscar

Considerando as espécie NO2- e NO2+, diga quais correspondem aos comprimentos de ligação N-O de 110 e 124 pm. Justifique. (1 pm= 10-12m)

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

O comprimento da ligação está relacionado à ordem da ligação : quando mais elétrons participam da formação da ligação, a ligação é mais curta. O comprimento da ligação também está inversamente relacionado à força de ligação e à energia de dissociação da ligação : sendo todos os outros fatores iguais, uma ligação mais forte será mais curta. Em uma ligação entre dois átomos idênticos, metade da distância da ligação é igual ao raio covalente .

Os comprimentos de ligação são medidos na fase sólida por meio de difração de raios X , ou aproximados na fase gasosa por espectroscopia de microondas . Uma ligação entre um determinado par de átomos pode variar entre diferentes moléculas. Por exemplo, as ligações de carbono a hidrogênio no metano são diferentes daquelas no cloreto de metila . No entanto, é possível fazer generalizações quando a estrutura geral é a mesma.

Screenshot 21

Sabe-se que quanto maior é a ordem de ligação, menor será a distância entre os átomos. Como NO2 + possui ???????? = 2, seu comprimento de ligação deve ser de 110 pm e o NO2 - , ???????? = 1,5, comprimento de ligação igual a 124 pm.

 

1
Dislike0
User badge image

Kétheny Torres

A primeira espécie é 124pm e a segunda 110. A primeira Possui maiores repulsões de eletrons, tendo maior comprimento de ligação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais