Buscar

Compostos de Coordenação

As soluções de [Co(NH3)6]2+, [Co(H2O)6]2+ e [CoCl4]2- (tetraédrico) são coloridas. Uma é vermelho, uma é azul e outra é amarela. Especifique uma cor para cada complexo e justifique.

💡 3 Respostas

User badge image

Letícia SSantos

[CoCl4]2- é tetraédrico e o Cl-é de campo fraco, por isso tem a transição eletrônica (e t2)de menor energia. Deve ter a solução azul pois absorve na região do vermelho.
Já o NHé um ligante de campo mais forte que água o complexo[Co(NH3)6]2+ provavelmente apresenta um a transição eletrônica (t2g egde maior energia. Assim deve absorver energia na região do a zul, resultando,portando, numa solução amarela
1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

[Co(NH3)6]2+ Amarelo

[Co(H2O)6]2+ Vermelho

[CoCl4]2- Azul

Segundo a TCC, Teoria do Campo Cristalino, a transição d-d é a origem de grande parte das cores dos complexos. E a cor depende da magnitude de Δ, se Δ é pequeno, baixa energia, absorve na região do vermelho e enxergamos a cor complementar, que é verde. Se Δ é grande, alta energia, absorve luz violeta e enxergamos a cor amarela. Podemos observar melhor na figura.

O [CoCl4]2- é tetraédrico e o Cl- é um ligante de campo fraco, então a solução é azulada, pois absorve na região próximo ao vermelho.

Os complexos [Co(NH3)6]2+ e [Co(H2O)6]2+ são octaédricos e o [Co(NH3)6]2+ possui ligante, NH3, de campo mais forte que a água do [Co(H2O)6]2+ (observar a série espectroquímica: I- < Br- < S2- < Cl- < NO3- < F- < OH- < EtOH < oxalato < H2O < EDTA < (NH3 e piridina) < etilenodiamina < bipiridina < o-fenantrolina < NO2- < CN- < CO), assim apresenta transição eletrônica de maior energia, absorvendo na região próxima ao azul, resultando em uma solução amarela.

1
Dislike0
User badge image

Felipe Silva

Obrigado!!!!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais