Buscar

como saber a goneometria do joelho?

💡 4 Respostas

User badge image

Luciano oliveira

Ângulo Q (0-170 Graus)

O ângulo Q deve-se à posição aduzida da diáfise do fêmur e à direção compensadora da tibia para transmitir o peso perpendicularmente ao solo.

Assim, durante a sustentação de peso sobre a perna, as forças são dirigidas no sentido medial do joelho. Se o ângulo for menor que 170 graus, temos um (genu valgum) joelho valgo, ou se o ângulo se aproximar dos 180 graus a deformidade é chamada (genu varum) joelho varo.

 

1
Dislike0
User badge image

ELDER DE PAIVA OLIVEIRA

A Flexão do Joelho ocorre no plano sagital entre os côndilos do fêmur e da tíbia;

Varios autores divergem no que seria o limite do ângulo. Marques (2003) fala que a amplitude articular é de 0°-140°. Já Magee(2002) fala em  0°-135° e Palmer & Epler, (2000) defende a amplitude entre 0°-120°/130°. 

A Extensão do Joelho corresponde ao retorno a partir de sua flexão e ocorre no plano sagital.  A amplitude articular é 140°-0° (Marques, 2003), 135°-0° (Magee, 2002) e 120°/130°-0°(Palmer & Epler, 2000).
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A goniometria consiste na medição dos ângulos articulares presentes nas articulações humanas, podendo ter diversos propósitos, como determinar a presença ou não de disfunções e definir a quantidade de limitações dos ângulos articulares.

Nesse contexto, é importante o seguinte conceito: a amplitude de movimento, ADM, é a quantidade de movimento de uma articulação. Esta é medida com base em uma posição inicial, a qual é para todas as articulações, exceto para o movimento de rotação, a posição anatômica.


Em relação ao joelho, o grau de movimento de referência para flexão 0-140, isto é, de 0 a 140 graus.

Já no caso de extensão, é 140-0.


É importante ressaltar que há princípios para o método, os quais podem ser consultados no Manual de Goniometria – Medição dos Ângulos Articulares, disponível em http://acegs.com.br/wp-content/uploads/2016/06/MANUAL-DE-GONIOMETRIA-FINAL.pdf, acesso 1º de Setembro de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados