Buscar

Os hormônios da glândula tireoide controlam qual parte do metabolismo?

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana sabino

produzem hormonios quevajudam a manter a pressao sanguinea, o ritmo cardiaco, o tonus muscular e as funçoes sexuais 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 A tireoide é uma glândula que se localiza no pescoço, na região que conhecemos como pomo-de-adão. Essa glândula é responsável por produzir os hormônios,calcitonina, tiroxina, também chamado de tetraiodotironina (possui quatro átomos de iodo em sua molécula) e o hormônio tri-iodotironina (possui três átomos de iodo em sua molécula).


Os dois hormônios produzidos pela tireoide ajudam o nosso corpo a manter a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco, o tônus muscular e as funções sexuais. Esses hormônios ainda atuam na oferta e no consumo de oxigênio pelos órgãos, o que intensifica a respiração celular, liberando calor no organismo


 Falta de tiroxina causa uma doença que chamamos de cretinismo. Isso ocorre em razão da falta de iodo na alimentação da mãe, principalmente durante os primeiros três meses de gestação. O cretinismo causa atraso no crescimento dos ossos e retardo mental.A calcitonina é outro hormônio produzido pela tireoide, mas em quantidades pequenas.


Esse hormônio auxilia na diminuição da quantidade de cálcio no sangue, e atua em conjunto com o hormônio produzido pelas glândulas paratireoideas, na administração dos níveis normais de cálcio no sangue.

fonte:https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia.htm

 

0
Dislike0
User badge image

null

Produzem hormônios reapossáveis por controlar o metabolismo e equilíbrio entre todos os sistemas do corpo, produzindo armazenando e liberando hormônios na circulação sanguínea.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais