Buscar

o que é catabolismo?

💡 4 Respostas

User badge image

Yasmim Souza

O catabolismo é uma ação normal do corpo humano durante seu processo metabólico. Ele é, em certa medida, o procedimento oposto ao estado do anabolismo. Durante o catabolismo, o corpo quebra nutrientes para que possam ser utilizados mais tarde no processo de construção de músculos e tecidos no corpo. É um procedimento essencial para que o corpo mantenha-se funcionando, mas muitas vezes é associado à redução de massa magra.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O catabolismo é parte do processo metabólico que consiste degradação de nutrientes orgânicos, transformando -os em produtos finais simples, a fim de extrair deles a energia química e torná-lo um forma útil para a célula. A energia liberada pelas reações catabólicas é usada na síntese de ATP. Para os organismos que degradam biomoléculas, não é também diversidade entre as reacções catabólicas realizados na presença de oxigénio (aeróbico) ou ausência dele ( anaeróbio ).O catabolismo é o processo inverso do anabolismo, embora não seja simplesmente o inverso das reações anabólicas. As reações catabólicas são principalmente reações de redução-oxidação e o conjunto de reações catabólicas é muito semelhante na maioria dos seres vivos, que degradam as biomoléculas para obter energia.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais