Buscar

A molécula representada que apresenta um carbono alfa ligado a um hidrogênio, a um grupamento amino, a um grupamento carboxilico e um radical metila é

💡 4 Respostas

User badge image

Manu

aminoácido 

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Trata-se da molécula de Acetil-CoA.


Acetil-CoA (ou Acetilcoenzima A) é um composto orgânico que desempenha um papel chave no metabolismo celular e que resulta da ligação de um grupo acetilo à coenzima A (CoA).

Acetyl-CoA


O acetil-CoA é produzido predominantemente na matriz mitocondrial como resultado do metabolismo dos carboidratos através da glicólise, do metabolismo dos ácidos gordos através da β-oxidação e, numa proporção menor, do catabolismo dos aminoácidos de cadeia ramificada.


O piruvato resultante da glicólise sofre uma descarboxilação oxidativa realizada pelo complexo piruvato desidrogenase, resultando na formação de acetil-CoA, CO2 e NADH.


Por outro lado, os ácidos gordos livres no citosol são convertidos ao longo de vários passos em acil-CoA que, por sua vez, é degradado por β-oxidação num ciclo de 3 reações sucessivas: desidrogenação, hidratação e oxidação. O acetil-CoA é finalmente libertado por ação da tiolase.

1
Dislike0
User badge image

Jennifer Fernandes

aminoácido

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais