Buscar

O futebol no Brasil pode ter o mesmo significado que Pão e Circo no Alto Império Romano?

O futebol no Brasil pode ter o mesmo significado  que Pão e Circo no Alto Império Romano?

💡 5 Respostas

User badge image

Alice Fernanda

Sérgio Buarque na obra Raízes do Brasil, lançada na década de 30, expôs o brasileiro como um homem cordial. Nào no sentido da boa receptividade do povo, da alegria brasileira, mas sim no próprio significado da palavra cordial. CORdial - radical Cor (de coração) evidenciando uma característica brasileira de agir emocionalmente, agir com o coração, cordialmente, mais do que agir racionalmente. Até nosso ódio, em outras palavras seria cordial. Tomando como exemplo as manifestações vistas em Junho de 2013, notamos mais uma vez o povo desacreditado na política, reivindicando direitos em plena copa das confederações. Muitos turistas se assustaram, prejudicou em parte o comércio pois parte do povo foi cordial, não racional. O governo não pode (nem deve) agir em favor do povo apenas quando há manifestações e por sua vez, o povo não deve esquecer de cobrar os próprios direitos, não apenas quando "dói no bolso". A política do Pão e Circo pode sim representar PARTE da situação vivida no país, embora amantes do futebol tenham se manifestado a favor do Brasil durante uma copa, por muitos anos não foi assim. Espero ter ajudado :)

11
Dislike1
User badge image

Deirijane Sousa

O futebol sozinho talvez não possa, na minha opinião, representar o 'pão' e o 'circo' do Império. Mas se aliarmos isto ao programa Bolsa Família e ao Carnaval, por exemplo, temos algo muito similar, uma vez que o império queria ocupar e ludibriar o povo enquanto uma minoria dominava sobre ele. Isto porque duas necesidades básicas do ser humano é alimentação e diversão. 

5
Dislike1
User badge image

Douglas Liberato

Tratando-se dos campeonatos regionais e o nacional, não vejo tal comparação, pois se trata do esporte com investimento, em maior parte, de empresas privadas, mas em relação a Copa do Mundo, não só foi usado com esse fim como também para campanha eleitoral. Mas o pão e circo atingirá a população alienada apenas pelas TVs, pois em sua maioria esse evento não foi feito para que o acesso aos ingressos fosse uma “disputa” com condições acessíveis a todas as classes. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais