Buscar

Como funciona os mhc-I

💡 2 Respostas

User badge image

Adriele Leandro

MHC funciona como HLA = Ag leucocitário humano: está relacionadoa histocompatibilidade e transplantes.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 

Lembrando que as moléculas de MHC têm um papel muito importante no sistema imunitário funcionando como marcador específico, conferindo individualidade às células. Nos seres humanos é também designado por HLA (do inglês Human Leucocyte Antigen) dado que foram primeiramente descobertos nas membranas dos leucócitos.


Estes complexos são poligénicos e polimórficos (existindo mais de 40 alelos para cada locus) e co-dominantes, gerando uma enorme variedade de combinações genotípicas possíveis, permitindo que cada conjunto de proteínas presente nas células de cada individuo seja único (à excepção do gémeos homozigóticos). São estas glicoproteínas na membrana externa de todas as células que dão identidade às mesmas e as distinguem de células estranhas.


• Moléculas do MHC classe I: Apresentam antígenos protéicos dos linfócitos TCD8+. Ocorre em todas a células nucleadas. Geralmente em antígenos que apresentam de 8 a 11 aminoácidos, ou seja, são proteínas menores;

• Moléculas do MHC classe II: Apresentam antígenos protéicos dos linfócitos TCD4+. Ocorre em células apresentadoras (APCs), como células dendríticas e macrófagos. Geralmente em antígenos com maiores números de aminoácidos, de 10 a 30 aminoácidos.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais