Buscar

A demanda do consumidor é determinada pelos fatores abaixo listados, EXCETO:

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas41jp

Mudanças na demanda: um exemplo com carro

O gráfico mostra a curva de demanda D sub 0 como a curva de demanda original. A curva de demanda D sub 1 representa uma mudança baseada em um rendimento maior. A curva de demanda D sub 2 representa uma mudança baseada na diminuição do rendimento.

O gráfico mostra a curva de demanda D sub 0 como a curva de demanda original. A curva de demanda D sub 1 representa uma mudança baseada em um rendimento maior. A curva de demanda D sub 2 representa uma mudança baseada na diminuição do rendimento.

Como resultado de níveis maiores de renda, a curva de demanda desloca-se para a direita, em direção à \text D_1D1​. As pessoas têm mais dinheiro na média, então elas estão mais propensas a comprar um carro a um determinado preço, aumentando a quantidade demandada.

Uma diminuição na renda teria o efeito oposto, fazendo a curva de demanda deslocar-se para a esquerda, em direção à \text D_2D2​. As pessoas têm menos dinheiro na média, então elas estão menos propensas a comprar um carro a determinado preço, diminuindo a quantidade demandada.

[E em relação ao deslocamento para cima e para baixo?]

Quando a curva de demanda se desloca, isso não significa que a quantidade demandada por cada comprador individual mude na mesma proporção. Neste exemplo, nem todo mundo teria maior ou menor renda e nem todo mundo compraria ou não mais um carro. Em vez disso, um deslocamento da curva de demanda engloba um padrão para o mercado como um todo.

Bens normais e inferiores

Um produto cuja demanda aumenta quando a renda aumenta, e vice-versa, é chamado de bem normal. No entanto, existem algumas exceções a esse padrão. À medida que a renda aumenta, muitas pessoas passam a comprar menos mercadorias de marcas genéricas e mais mercadorias de marcas conhecidas. Elas estão menos propensas a comprar carros usados e mais propensas a comprar carros novos. Elas estão menos propensas a alugar um apartamento e mais propensas a comprar uma casa, e assim por diante. Um produto cuja demanda cai quando a renda aumenta, e vice-versa, é chamado de um bem inferior. Em outras palavras, quando a renda aumenta, a curva da demanda desloca-se para esquerda.

Outros fatores que deslocam as curvas de demanda

A renda não é o único fator que causa uma mudança na demanda. Outras coisas que mudam a demanda incluem gostos e preferências, a composição ou tamanho da população, o preço de bens relacionados, e até mesmo as expectativas. Uma mudança em qualquer um dos fatores subjacentes que determina qual quantidade as pessoas estão dispostas a comprar a um determinado preço irá causar uma mudança na demanda. Graficamente, a nova curva de demanda encontra-se ou à direita (um aumento) ou à esquerda (uma queda) da curva de demanda original. Vamos olhar estes fatores.

Mudando gostos ou preferências

De 1980 a 2014, o consumo de frango pelos americanos, por pessoa, aumentou de 48 quilogramas por ano para 85 quilogramas por ano, e o consumo de carne caiu de 77 quilogramas por ano para 54 quilogramas por ano, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Mudanças como essas são em grande parte devido às mudanças de gostos, o que altera a quantidade demandada de um bem a cada preço—ou seja, elas deslocam a curva de demanda para esse bem, para a direita no caso do frango e para a esquerda no caso da carne.

Mudanças na composição da população

A proporção de cidadãos idosos na população dos Estados Unidos está crescendo. Esta subiu de 9,8% em 1970 para 12,6% em 2000, e, de acordo com projeção do censo americano, será de 20% da população em 2030. Uma sociedade com relativamente mais crianças, como os Estados Unidos nos anos 1960, terá maior demanda por bens e serviços como triciclos e creches. Uma sociedade com relativamente mais idosos, como os Estados Unidos têm projeção de ser até 2030, tem maior demanda por casas de repouso e aparelhos auditivos. Da mesma forma, mudanças no tamanho da população podem afetar a demanda por habitações e muitos outros bens. Cada uma dessas mudanças na demanda será mostrada como um deslocamento na curva de demanda.

Mercadorias relacionadas

A demanda por um produto pode ser afetada também pela mudança no preço de bens relacionados tais como substitutos ou complementares. Um substituto é um bem ou serviço que pode ser usado no lugar de outro bem ou serviço. Como recursos tecnológicos, como este, tornam-se mais disponíveis, você esperaria ver um diminuição na demanda por livros tradicionalmente impressos. Um preço mais baixo para um substituto reduz a demanda por outro produto. Por exemplo, nos últimos anos como o preço por tablets tem diminuído, a quantidade demandada tem aumentado devido a lei da demanda. Uma vez que as pessoas estão comprando tablets, tem havido uma diminuição na demanda por laptops, que pode ser mostrada graficamente como um deslocamento para a esquerda na curva da demanda para laptops. Um preço elevado para um bem substituto tem o efeito inverso.

Outros bens são complementares um dos outros, significando que os bens são frequentemente usados em conjunto porque o consumo de um bem tende a aumentar o consumo do outro. Exemplos incluem cereal matinal e leite; cadernos e canetas ou lápis; bolas e tacos de golfe; gasolina e veículo utilitário esportivo; e as cinco combinações de bacon, alface, tomate, maionese e pão. Se o preço dos tacos de golfe aumenta, a quantidade demandada de tacos de golfe diminui por causa da lei da demanda, e a demanda para um bem complementar como bolas de golfe diminui junto. Da mesma maneira, um preço mais elevado para esquis iria deslocar a curva de demanda para um bem complementar, como viagens a resorts de esqui, para a esquerda, enquanto um preço mais baixo para um complemento tem o efeito inverso.

Mudanças nas expectativas sobre preços futuros ou outros fatores que afetam a demanda

Enquanto é claro que o preço de um bem afeta a quantidade demandada, também é verdade que as expectativas sobre o preço futuro—ou expectativas sobre gostos e preferências, renda, e assim por diante—podem afetar a demanda. Por exemplo, se as pessoas ouvirem que um furacão está se aproximando, elas podem correr para as lojas para comprar baterias de lanterna e garrafas de água. Se as pessoas souberem que o preço de um bem como o café provavelmente irá aumentar no futuro, elas podem se dirigir às lojas para estocar café agora. Essas mudanças na demanda são mostradas como deslocamentos na curva. Portanto, um deslocamento na demanda ocorre quando uma mudança em algum fator econômico diferente do preço faz com que uma quantidade diferente seja demandada a cada preço.

Resumindo fatores que alteram a demanda

Seis fatores que podem deslocar a curva da demanda estão resumidos no gráfico abaixo. Note que a mudança no preço de um bem ou serviço em si não está listada entre os fatores que podem deslocar uma curva de demanda. Uma mudança no preço de um bem ou serviço provoca um movimento ao longo de uma curva de demanda específica, e normalmente leva a uma mudança na quantidade demandada, mas não desloca a curva de demanda.

Fatores que deslocam as curvas de demanda

O gráfico da esquerda lista os eventos que podem levar ao aumento da demanda. O gráfico da direita mostra os eventos que podem provocar a diminuição da demanda.

O gráfico da esquerda lista os eventos que podem levar ao aumento da demanda. O gráfico da direita mostra os eventos que podem provocar a diminuição da demanda.

(a) Uma lista de fatores que podem causar um aumento na demanda de \text D_0D0​para \text D_1D1​. (b) Os mesmo fatores, se tiverem suas direções invertidas, podem causar uma diminuição na demanda de \text D_0D0​ para \text D_1D1​.

Quando uma curva de demanda se desloca, ela irá então se cruzar com uma dada curva de oferta a um preço e quantidade de equilíbrio diferentes. Estamos, no entanto, ficando a frente na nossa história. Antes de discutir como mudanças na demanda podem afetar o preço e a quantidade de equilíbrio, primeiro precisamos discutir mudanças na curva de oferta.

1
Dislike0
User badge image

Lucas41jp

Principais pontos

  • Curvas de demanda podem se deslocar. Mudanças em fatores como renda média e preferências podem fazer com que uma curva de demanda inteira se desloque para a direita ou esquerda. Isso faz com que uma quantidade maior ou menor seja demandada, dado um determinado preço.
  • Condição ceteris paribus. Curvas de demanda relacionam preços e quantidades demandadas supondo que nenhum outro fator mude. Isso é chamado de condição ceteris paribus. Este artigo é sobre o que acontece quando outros fatores não são mantidos constantes.

Quais fatores afetam a demanda?

Definimos demanda como a quantidade de algum produto que um consumidor está disposto e pode adquirir a cada preço. Isso sugere que pelo menos dois fatores além do preço afetam a demanda. Disposição a comprar sugere um desejo, baseado no que economistas chamam de gostos e preferências. Se você não precisa ou deseja algo, você não vai comprar. Capacidade de compra sugere que renda é importante. Os professores são normalmente capazes de obter melhor habitação e transporte do que os alunos porque eles têm uma renda maior. Preços de bens relacionados podem afetar a demanda também. Se você precisa de um carro novo, o preço de um Honda pode afetar sua demanda por um Ford. Finalmente, o tamanho ou a composição da população podem afetar a demanda. Quanto mais crianças uma família tiver, maior será sua demanda por roupas. Quanto mais jovens com idade para dirigir uma família tiver, maior será sua demanda por seguro de carro, e menor para fraldas e leite em pó.

A condição ceteris paribus

Uma curva de demanda ou uma curva de oferta é uma relação entre duas, e apenas duas, variáveis: quantidade no eixo horizontal e preço no eixo vertical. A premissa por traz da curva de demanda ou da curva de oferta é que nenhum fator econômico relevante, além do preço do produto, está mudando. Os economistas chamam essa suposição de ceteris paribus, uma frase em latim que significa “tudo o mais mantido constante”. Se todo o resto não é mantido constante, então as leis da oferta e demanda não serão necessariamente mantidas. O restante desse artigo explora o que acontece quando outros fatores não são mantidos constantes.

Como a renda afeta a demanda?

Digamos que temos uma curva de demanda inicial por um certo tipo de carro. Agora imagine que a economia se expandiu de tal forma que aumentou a renda de diversas pessoas, tornando os carros mais acessíveis. Isso fará com que a curva de demanda se desloque.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais