Buscar

O que é criminologia?

💡 5 Respostas

User badge image

Kaio Ramos

Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar que tem como obejto de estudo o crime e o controle social, e como funções compreender:

- cientificamente o crime

- preveni-lo

- atuar positivamente sobre o criminoso

 

objeto: 

- crime - criminoso - vítima - controle social

funções:

- compreender (técnicas e métodos ex: estatísticas, questionários, entrevista, estudos de caso)

- prevenir - atuar ( criminoso / vítima)

 

Procure aprofundar-se nas escolas clássica e positiva... Para você ter um conceito do contexto em que a criminologia foi inserida ao longo do tempo.

abraço! 

0
Dislike0
User badge image

Arley Ribeiro

Uma cadeira na Graduação em Direito tratando-se de disciplina TRANSDISCIPLINAR, envolvendo Psicologia, Psiquiatria, Vitimologia, Sociologia, Filosofia, Direito Constitucional, Penal, Processo Penal, dentre outras. Onde se estuda as várias fases desde sua criação pelo Mestre Lombroso em sua "Teoria do homem delinquente", passando pelas diversas Escolas Criminológicas, tendo como uma das mais famosas; A "Escola de Chicago", Teorias que buscam elucidar a "fonte" do crime e sua correlação com o delinquente. Bem como, trazer a lume Conceitos para minimização deste "Fato Social" (Durkhein) e ressocialização, quais sejam, Institutos que visam reintegrar o Egresso do Sistema Penal a Sociedade por meio de medidas profiláticas e educativas.

0
Dislike0
User badge image

Fred Bastos

Criminologia é a ciência empírica e interdisciplinar, que tem por objetos de análise o crime, o criminoso, a vítima e o controle social (formal e informal) do delito. Etmologicamente: criminino (crime) + logos (tratado, estudo). Portanto, é o estudo do crime. O primeiro a usar o termo foi Raffaele Garófalo, porém Cesare Lombroso é considerado o "pai" da criminologia, sob um aspecto científico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais