Buscar

alguem ja fez caso concreto da aula 5

ARISTOTELINO, morador da cidade de Salvador foi multado por estar dirigindo seu veículo sem fazer uso do cinto de segurança. Para evitar “ganhar pontos na carteira”, interpõe recurso administrativo, alegando que é costume da população soteropolitana a não utilização do cinto de segurança porque dá muito trabalho colocar o cinto e já é uma tradição do baiano esse jeito de facilitar a vida e as coisas da vida. Acredita, assim, que tal costume teria revogado a lei, uma vez que esta, a seu ver, não contaria com a aceitação da sociedade local.

Sabendo que existe a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança por cláusula disposta no Código de Trânsito Nacional, decida se ARISTOTELINO está correto ou não, levando em conta os costumes como fonte do direto:

💡 3 Respostas

User badge image

Bruno Almeida

Resposta - Não. Por mais que seja alegado o direito costumeiro esse não aplica devido está regulamentado em lei o uso de cinto de segurança, no sentido de assegurar vidas.

0
Dislike0
User badge image

Beatriz Chio de Senna

Nao estou encontrando o q quero
0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Aristotelino está errado.

No ordenamento jurídico pátrio, os costumes contra legem não são aceitos. Embora entenda-se que o costume seja considerado uma fonte formal do direito, a lei prepondera sobre o costume.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais