Buscar

Como definir a competência material comum dos entes para licenciar ambientalmente?

💡 2 Respostas

User badge image

Torres Cardoso

Bom dia!! Se refere ao Caso Concreto número 1 de Constitucional II?

 

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Cada ente federativo deverá detalhar, em suas normas, como deve se dar o exercício de tais competências, de acordo com o seu eminente interesse.

As normas para cooperação entre os entes, no entanto, deverá ser definida por intermédio de Lei Complementar.

"Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

VI - proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;

VII - preservar as florestas, a fauna e a flora;

Parágrafo único. Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional."

No entanto, segundo Paulo Affonso Leme Machado, em um de seus brilhantes artigos, "a função da lei complementar prevista no parágrafo único do art. 23 CF é a de possibilitar cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Quando se coopera, ajuda-se o ente que recebe a cooperação, fazendo com ele execute melhor sua missão.

A cooperação, portanto, não é uma invasão na competência aquele para quem se presta colaboração. A lei complementar não pode, pois, especificar qual o tipo de licenças ambientais a serem fornecidas pelos Estados e pelos Municípios, pois esse assunto é típico da organização administrativa – uma faceta da autonomia – de cada ente federado.

[...]

A presteza no licenciamento ambiental não deve prejudicar o direito dos entes federados de intervirem validamente para assegurarem o interesse nacional e transfronteiriço, regional, estadual e local. O Superior Tribunal de Justiça aceitou a possibilidade de um duplo licenciamento. 

Existirão atividades e obras que terão importância ao mesmo tempo para a Nação e para os Estados, e , nesse caso, poderá haver duplicidade de licenciamento. O deferimento ou indeferimento do licenciamento deverá ser respeitado, aplicando-se, inclusive, as sanções de cada legislação- federal, estadual ou municipal-, em caso de desobediência".

(Grifos nossos. A competência ambiental na Constituição Federal e uma possível Lei Complementar. Paulo Affonso Leme Machado)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais