Buscar

o que é uma mistura homogenea

💡 2 Respostas

User badge image

Aline Gomes

Uma mistura homogênea é simplesmente uma mistura com aspecto uniforme, em toda a sua composição. Um mistura homogênea também é conhecida como solução. Uma solução pode ter dois ou mais componentes, mas apresentará apenas uma fase visível (aspecto uniforme em todo o corpo).

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre química geral, mais especificamente sobre substâncias e misturas. 


Neste contexto, uma substância é dita pura quando é formada apenas por partículas quimicamente iguais. Por sua vez, as misturas são formadas por duas ou mais substâncias puras, podendo ser homogêneas ou heterogêneas. 


Definindo fase como cada fração que possui aspecto visual uniforme, factível de ser diferenciado visualmente, somos capazes de diferenciar mistura homogênea e heterogênea. Assim, a mistura homogênea é aquela que possui apenas uma única fase, ao passo que a mistura heterogênea apresentar no mínimo duas fases.


Para exemplificar, cita-se o ar atmosférico, que é composto por uma mistura de diversos gases, porém ele possui apenas uma fase, constituindo uma mistura homogênea. Por sua vez, a areia constitui uma mistura. Todavia, devido a sua granulometria, apresenta mais de uma fase. Portanto, a areia é uma mistura heterogênea.


Portanto, uma mistura homogênea é aquela que possui apenas uma fase, isto é, apenas um aspecto visual uniforme.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais