Buscar

O que é a teoria das gerações

O que é a teoria das gerações

💡 2 Respostas

User badge image

Ricardo Antunes Silva

1º GERAÇÃO - LIBERDADES PÚBLICAS

2º GERAÇÃO - DIREITOS SOCIAIS

3º GERAÇÃO - DIREITOS DIFUSOS

4º GERAÇÃO - DIREITOS DOS POVOS

5º GERAÇÃO - DIREITO À PAZ PERMANENTE

 

Os direitos humanos surgem em diferentes períodos da história, originando as gerações de direitos. A doutrina prefere o termo dimensões, porque não houve sucessão de direitos. A eclosão de uma geração não encerrou a anterior, havendo uma interação entre elas.

1º geração (dimensão): liberdades públicas, direitos civis e políticos, institucionalizados a partir da Magna Carta de 1215 e presentes noutros documentos históricos, como a Petition of Rights (1628), 0 Habeas Corpus Act (1679), 0 BilI of Rights (1689) e o Act of Settlement (1701). Representa os direitos civis do povo, oponíveis ao Estado e titularizados pelo individuo (liberdade).

2º geração (dimensão): advém da Revolução Industrial (séc. XIX). À vista de movimentos sociais, em face das péssimas condições de trabalho do operariado, busca estabelecer melhorias nas condições sociais do trabalhador e ganha relevo na Constituição mexicana de 1917, na Constituição alemã de Weimar e no Tratado de Versalhes (criação da OIT - Organização Internacional do Trabalho, 1919). Representa direitos sociais, culturais e econômicos e a redução de desigualdades (igualdade).

3º geração (dimensão): nasce de grandes alterações na sociedade internacional, causadas pela globalização da economia, avanços tecnológicos, científicos etc. Preserva a qualidade de vida, tutela 0 meio ambiente, permite 0 progresso e 0 desenvolvimento sem prejuízo da paz e determinação dos povos, estruturando-se em interesses difusos e representando o direito de solidariedade (fraternidade).

4º geração (dimensão): surge no fim do século XX para a preservação do ser humano, limitando o uso da engenharia genética (clonagem humana, alimentos transgênicos etc.). Alcança direitos e garantias contra a globalização ilimitada, o direito à democracia, à informática e ao pluralismo (direito dos povos).

5º  geração (dimensão): deslocada da 3º para a 5º geração. Trata-se do direito à paz permanente, indispensável ao progresso e bem-estar de todas as nações (Paulo Bonavides).

Fonte: Sínteses Organizadas Saraiva nº 34 - 2013 - 3º Ed

4
Dislike0
User badge image

leandro pereira

Os direitos fundamentais assumem uma grande importância na nossa sociedade e na vida particular do indivíduo. Decorrente disso, precisamos conhecer sua evolução e o caminho percorrido para que eles ganhassem espaço no texto positivado.A carta magna de 1215 da Inglaterra é considerada por alguns autores como a certidão de nascimento dos direitos fundamentais. Contudo, tal documento era um pacto entre o Rei João Sem-Terra e os barões ingleses, não se aplicando a toda a população inglesa.Alguns documentos ingleses foram muito relevantes para a solidificação dos direitos fundamentais, dentre eles o “Bill of Rights”, de 1689, que possibilitou o fim do absolutismo na Inglaterra, além do respeito pelas decisões do Parlamento no País.A expressão “direitos fundamentais” surgiu em 1770, na França, por meio de um movimento que deu origem à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Naquela época, as pessoas libertavam-se de um regime absolutista, ou seja, procuravam proteger-se dos arbítrios do Estado, obtendo assim seus direitos assegurados em texto fundamental, e consequentemente, o nascimento da nomenclatura direitos fundamentais.Tais direitos não apareceram de imediato, nem tão pouco de uma só vez,  foram resultado de um processo histórico de luta. Assim, os direitos de 1ª geração surgiram no paradigma do Estado; são aqueles direitos civis e políticos relativos à liberdade e são direcionados ao indivíduo. Exemplos: a vida, a propriedade, segurança individual, dentre outros.Os direitos de 2ª geração surgiram no Estado do Bem-Estar Social (Welfare State) e são aqueles sociais e coletivos, relativos à igualdade. Exemplos: saúde, trabalho, educação e outros. É importante observar que estes direitos são direcionados a um grupo de indivíduos.Os direitos de 3ª geração surgiram no Estado Democrático de direito. Estes não são direcionados a um grupo específico, determinado, mas à humanidade. Exemplos: direito ao meio ambiente, patrimônio histórico, Estatuto da Criança e Adolescente, dentre outros.Atualmente, alguns autores falam em direitos de 4ª geração, que seria aquele direito à democracia, à informação e ao pluralismo.A evolução desses direitos não para por aqui. Muitos outros ainda irão surgir para regular as transformações que a sociedade vem sofrendo a cada dia, e assim assegurar que os indivíduos estejam resguardados por um Estado Democrático de Direito.

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais