Buscar

Segundo a metodologia da pesquisa, quais são os três elementos que caracterizam uma pesquisa científica?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriela Sales

O levantamento de algum problema; a solução à qual se chega; os meios escolhidos para chegar a essa solução.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A pesquisa científica difere-se de uma simples pesquisa rotineira, seja no âmbito escolar ou em qualquer outra esfera da sociedade. A pesquisa científica, de acordo com Ruiz (1991):

“É a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência”.


Para falar sobre as etapas da pesquisa científica precisamos entender como elas podem ser articuladas. Desta forma, vamos entender os eixos que as une.

Ruptura. Nós temos uma “bagagem” teórica que algumas vezes podem ser consideradas armadilhas. Isso porque uma grande parde de nossas ideias se inspira em aparências ou partidarismo. Algumas vezes elas chegam a ser ilusórias e preconceituosas. Nesse contexto, é muito perigoso construir uma pesquisa científica. Temos que romper com as ideias preconcebidas e com as falsas evidências. Só assim podemos construir uma pesquisa com base sólida.

Construção. A teoria é um ponto fundamental para a construção de propostas e planos de pesquisa científica sólidos. A definição dos passos a serem executados e previsão dos resultados esperados também dependem da teoria. Sem essa construção não teremos propostas válidas.

Constatação. Uma proposta de pesquisa é considerada científica quando pode ser avaliada por informações da realidade concreta. Essa constatação também pode ser chamada de experimentação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais