Buscar

Em recentes decisões o STF tem se pronunciado sobre a licitude da gravação lícita, qual é o argumento utilizado pelo STF?

Em recentes decisões o STF tem se pronunciado sobre a licitude da gravação lícita, qual é o argumento utilizado pelo STF?

💡 1 Resposta

User badge image

Bruno Mendonça

Segue parte de um acordão.

GRAVAÇÕES TELEFÔNICAS REALIZADAS POR UM DOS INTERLOCUTORES SEM O CONHECIMENTO DO OUTRO. PROVA LÍCITA. MEIO DE DEFESA DE QUEM AS GRAVOU. PRECEDENTES DO STJ E STF.

A prova juntada nos autos, admitida como lícita pelo juízo de 1º grau, diz respeito a gravações telefônicas constituídas para o fim de provar a ocorrência de negócio jurídico simulado. 
A gravação, diferentemente da intercepção telefônica6, é aquela realizada por um dos interlocutores e não depende de autorização judicial. 
Segundo o magistério de Luiz Flávio Gomes, gravação telefônica é: 
(...) a gravação da comunicação telefônica por um dos comunicadores, ou seja, trata -se de uma auto-gravação (ou gravação da própria comunicação). Normalmente é feita sem o conhecimento do outro comunicador (...) 7. 
A gravação telefônica se caracteriza por ser considerada prova lícita, como já enfatizou o STJ em decisão assim ementada: 

Portanto, a gravação telefônica por um dos interlocutores é considerada prova lícita e, oportunamente, deve-se sopesar se essa prova servirá de elemento probatório para a hipótese dos autos. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais