Buscar

Enfermagem em Saúde da Família

De acordo com a política de Atenção Básica do Ministério da Saúde a atenção básica caracteriza se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo tendo por objetivo desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas. Quais princípios e/ou diretrizes que orientam estas ações?

💡 1 Resposta

User badge image

Helionara Arruda

Diante das afirmativas sobre os fatores que determinam o estado de saúde de uma população, assinale a afirmativa CORRETA.
 
 Certo Para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde.
Os serviços de saúde bem organizados e com qualidade garantem que uma população permaneça saudável.
O avanço tecnológico só influi positivamente na saúde das pessoas.
Idade e o sexo são suficientes para avaliar o estado de saúde da população.
As condições de moradia não interferem na condição de saúde das pessoas.
 
 

 


 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201602693466) Pontos: 0,0  / 0,1
Marque a alternativa correta:
 
 Errado Os fatores determinantes da doença podem ser endógenos (dizem respeito ao ambiente) e exógenos (inerentes ao organismo ).
O conceiro de saúde atual atua no sentido de não valorizar o ser humano como um todo.
O item "C" e "D" estão corretos.
 Certo A saúde é um completo estado de bem estar físico, mental e social; sendo que a condição humana é atualmente configurada como uma condição biopsicosocial, onde o biológico, o psicológico e o social são características indivisíveis desse padrão na atualidade.
No conceito de saúde atual a qualidade de vida pode ser desconfigurada da situação humana, ficando esse conceito ligado apenas a ausência de doença.
 
 

 


 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201602693605) Pontos: 0,0  / 0,1
O significado de saúde e doença sofreu influências culturais e históricas desde a época das civilizações mais antigas até os dias de hoje. Ao longo dos anos a doença foi vista como "ausência de saúde" e a saúde definida como "ausência de doença". Dentre as afirmativas abaixo, assinale a que não corresponde (FALSA) aos novos conceitos de Saúde e Doença:
 
Devemos pensar que uma população não está com saúde ou doença por acaso, faz-se necessário pensar em como está organizada esta sociedade.
Atualmente com as novas tecnologias para a assistência em saúde, as definições de saúde e doença deverão ser mais flexíveis e amplas, contemplando vários os fatores psicológicos, sociais e biológicos
A maneira como uma sociedade está organizada, pode influenciar no estado de saúde e doença de uma população, a doença tem caráter histórico e social.
 Errado Quanto maior a desigualdade social, maior a chance de pessoas expostas às situações de riscos, muitas vezes adoecem da mesma doença várias vezes, com maior ou menor gravidade.
 Certo Os conceitos de saúde e doença não estão envolvidos com a religiosidade de uma determinada cultura.
 
 

 


 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201602694005) Pontos: 0,0  / 0,1
História natural da doença é o nome dado ao conjunto de processos interativos compreendendo as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte. Frente a esta definição, assinale a opção que corresponde à ações no período patogênico:
 
Ações de educação em saúde.
 Certo Detectar o desencadear de problemas de saúde nas fases iniciais.
Promoção de saúde através de atividades físicas.
Proteção específica ¿ vacinas
 Errado Ações estruturais para melhoria das condições de vida, por exemplo, saneamento básico.
 
 

 


 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201602693609) Pontos: 0,1  / 0,1
A saúde é vista como resultado do estilo de vida adotado pelo sujeito, orientado para o bem-estar, gerando a prevenção de doenças e a promoção da saúde. O resultado tem sido a evolução de ampla variação de estratégias, dentre as quais a prática de:
 
Tratamento alternativo.
Reabilitação.
Automedicação.
Tratamento medicamentoso.
 Certo Autocuidado.
 
 



Col@bore

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais