Buscar

Historia dos Sistemas jurídicos Contemporâneos

Visto a permanência do direito romano em nosso ordenamento, observe a premissa genérica que segue: A História do Direito é uma disciplina histórico-jurídica que tem por finalidade investigar a manifestação do fenômeno jurídico consubstanciado na cultura de uma época. De tal premissa genérica, exibimos outra informação, para que nos sirva como uma premissa mais específica: “... o nascimento de um romano não é apenas um fato biológico, os neonatos só são recebidos na sociedade em virtude de uma decisão do chefe da família. Em Roma um cidadão não “tem” um filho, ele o toma, levanta. O pai exerce a prerrogativa, tão logo nasce a criança, de levantá-la do chão, onde a parteira depositou...ou enjeitá-la.”

Ao que se permite a exposição de algumas alternativas, assim sendo, marque a alternativa que conclui de forma correta as duas destacadas premissas, conforme as prerrogativas do Direito Romano.

Escolha uma:

O pátrio poder romano consubstanciava a origem patriarcal daquela sociedade, no tocante a nascimentos, as decisões de abandono e de eugenia não eram malvistas. Posto que o Estado não interferia em tal seara privada.

No sistema jurídico romano os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal eram exercidos igualmente pelo homem e pela mulher, seja a tomada de outra família ou a escrava.

A família é a base da sociedade romana e tem especial proteção do Estado, principalmente no tocante à educação para fins não bélicos. Por óbvio, dado o projeto expansionista agrário de Roma.

O modelo romano implementou o planejamento familiar como livre decisão do casal criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações, modelo de garantias adotado desde então.

Entendia-se, por isso, o direito romano como entidade familiar, como comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. Do que decorre a formação das bases do civil law.

💡 1 Resposta

User badge image

Cél Sousa

resposta correta Letra A
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais