Buscar

como a gordura é depositada nos adipositos ?

💡 2 Respostas

User badge image

Fabiola Medrado

GORDURAS: Quando entram no organismo, podem fazer parte da estrutura dele (membranas celulares, hormônios, etc) OU o que sobrar (EXCESSO!) ser incorporado pelos adipócitos (ou fígado) e depositado, assim compondo reserva energética (gordura armazena bem mais energia em menos espaço…); detalhe importante: gordura NUNCA pode ser transformada em proteínas ou carboidratos, como alguns erradamente pensam, mas carboidratos em excesso SÃO transformados em gordura.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O tecido adiposo desenvolve-se em maioria durante o período próximo ao nascimento, mas o número de adipócitos pode aumentar de acordo com a alimentação e ingestão de calorias durante a vida.


Existem dois tipos de adipócitos maduros com morfologia, distribuição e fisiologias distintas, são eles os adipócitos uniloculares e os multiloculares.

  • Os adipócitos uniloculares, possuem em seu interior apenas uma única e grande inclusão de lipídeo em seu citoplasma e têm como função principal armazenar energia quando ocorre um aumento na ingestão de calorias e fornecer de energia em períodos de jejum ou escassez de calorias ingeridas. Na espécie humana, este tipo celular é distribuído por toda a superfície subcutânea do corpo e na região abdominal. Os adipócitos uniloculares originalmente são esféricos, porém podem apresentar-se na forma poligonal devido a deformação mútua causada pelo aumento do seu volume e posterior pressão. O tamanho de um adipócito unilocular varia entre 20-200nm de diâmetro e a quantidade de lipídeos armazenados em seu interior pode variar entre 60 e 85% do seu peso total. Devido a grande inclusão de lipídeo no seu citoplasma, o núcleo e todas as demais organelas encontram-se deslocadas na periferia celular.
  • Os Adipócitos multiloculares recebem seu nome por apresentar em seu citoplasma várias inclusões lipídicas e sua principal função é o fornecimento de energia na forma de calor. Sua localização é limitada a regiões específicas. Em recém nascidos os depósitos de adipócitos multiloculares se dá na região cervical, axilar, supra-ilíaca e perirenal. Eles possuem formato variável e podem ser encontrados na forma esférica, fusiforme ou poligonal. O seu citoplasma contém inúmeras inclusões lipídicas e o seu núcleo encontra-se, assim como nos adipócitos uniloculares, deslocado para a periferia citoplasmática.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais