Buscar

Quais são as semelhanças entre as filosofias de Socrates e Platão?

💡 2 Respostas

User badge image

Daniel Gomes Felipe

Ambos julgam que o homem não vive por si mesmo, isolado da sociedade, ao contrário, ele precisa está vinculado em um meio social para que sua humanidade de realize plenamente; ambos concordam que o conhecimento teórico (a episteme) é a mais elevada que homem pode alcançar pela sua razão; eles são semelhantes em dizer que a finalidade da ética e da política é proporcionar a eudaimonia (felicidade) o ser humano; etc.
8
Dislike0
User badge image

Wanessa Nunnes

Platão e Aristóteles são semelhantes em relação a existência do homem contemplado no mundo e o significado dessa existência. Ambos tentaram entender o que significa estar ciente de uma existência e como a existência está relacionada com a dos outros.

Platão foi aluno de Sócrates, Aristóteles foi um estudante de Platão. Embora ele discorde de seu professor sobre alguns pontos-chave, muito do trabalho de Aristóteles é considerado uma evolução das ideias formuladas pela primeira vez por Platão. A obra de Platão, no entanto, foi mais individualmente focada e preocupada com a alma.

Aristóteles era mais um pensador político que tentou colocar suas ideias em um contexto social. Para ele, era impossível considerar um sem considerar o outro. Muito de seu pensamento científico foi com base neste mesmo princípio. Para Platão, ser era ser. Para Aristóteles, observar era ser.

Muitas das ideias de Aristóteles são um casamento entre as de Sócrates e Platão. Diz-se que Platão foi o primeiro filósofo político e Aristóteles foi o primeiro cientista político. Os dois filósofos fundaram escolas. A escola de Platão era A Academia, em que Aristóteles estudou. A escola de Aristóteles foi o Liceu, que foi parcialmente financiado por Alexandre, o Grande.

5
Dislike4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais