Buscar

O QUE É VARIÁVEL NA ESTATISTICA

💡 1 Resposta

User badge image

Lucas Moraes

As variáveis nos estudos estatísticos são os valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa e podem ser classificadas em qualitativas ou quantitativas

As variáveis qualitativas não podem ser expressas numericamente, pois relacionam situações como a cor da pele, cor dos olhos, marca de refrigerante, marca de automóvel, preferência musical entre outras. Elas podem ser divididas em ordinais e nominais. As variáveis qualitativas ordinais, apesar de não serem numéricas, obedecem a uma relação de ordem, por exemplo: conceitos como ótimo, bom, regular e ruim, classe social, grau de instrução, etc. Já as variáveis qualitativas nominais não estão relacionadas à ordem, elas são identificadas apenas por nomes, por exemplo, as cores: vermelho, amarelo, preto, azul, rosa, verde, etc. Também como exemplo de nominais temos as marcas de carros, nome de bebidas, local de nascimento entre outros.

No caso das variáveis quantitativas usamos a representação numérica. Elas podem ser classificadas em discretas e contínuas. As variáveis quantitativas discretasacontecem relacionadas a situações limitadas, por exemplo: número de revistas vendidas, quantidade de consultas médicas, número de filhos de um casal. No caso das variáveis quantitativas contínuas, a abrangência pertence a um intervalo que se caracteriza por infinitos valores, como exemplo podemos citar: o peso de um produto, altura dos alunos de uma escola, velocidade de objetos, entre outras situações.

 

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/variaveis-na-estatistica.htm

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Estatística, em especial sobre as Variáveis Estáticas.

As variáveis estatísticas consistem em valores com determinada importância representativa dentro de um estudo estatístico. Em função de sua forma de representação, as mesmas classificam-se em variáveis qualitativas e quantitativas. 

As variáveis quantitativas são aquelas que possuem representação numérica. Elas dividem-se em variáveis quantitativas discretas e contínuas. As discretas ocorrem quando as possibilidades são limitadas a um número finito, como, por exemplo, quantidade de itens vendidos, números de filhos, etc. De forma oposta, as variáveis quantitativas contínuas estão em um intervalo composto por infinitos valores, como, por exemplo, a velocidade de objetos.

Por sua vez, as variáveis qualitativas, não são expressas numericamente. Como exemplo, podemos citar a preferência eleitoral em uma eleição, a cor da pele, a preferência pelo sabor de um sorvete, etc. Elas dividem-se em ordinais, quando obedecem a determinada ordem ou escala (classe social e grau de escolaridade, por exemplo) e nominais, nos casos em que não se relacionam à ordens (cores e preferências, por exemplo).

Portanto, resume-se que as variáveis em estatística são valores com importância representativa em uma pesquisa. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais