Buscar

resumo do livro o executivo e o martelo

💡 1 Resposta

User badge image

Giih Santos

O Livro “O Executivo e o Martelo - reflexões fora da caixa sobre ética nos negócios” Publicado pela Editora HSM em 2013 deveria ser o livro de cabeceira de todo administrador que almeja sucesso na vida e nos negócios, Os Professores Clóvis de Barros Filho e Arthur Meucci, autores do livro mostram um roteiro bem traçado sobre os principais erros das organizações, junto com os principais pensadores sobre ética e nos apresenta uma proposta de como poderia ser diferente.

Por ser um livro em teoria sobre ética muitas pessoas não estão abertas a novas visões e acabam não se interessando pelo livro, porem as reflexões a cada capítulo permite novas ideias e novas formas de mudar as coisas. Dos onze capítulos destaco quatro para aguçar mais a vontade de ler essa brilhante obra:

1. Ética é mais que um valor

Muitas empresas costumam integrar a ética em seus valores organizacionais, e dessa forma limitando-a apenas aos valores internos. Essa primeira parte trata a ética como mais do que um valor, ou um valor maior. Com exemplos de casos reais e de uma forma bem irreverente o Professor Clóvis de Barros Filho apresenta sua tese de que a ética é um valor maior.

2. Foco somente no resultado

Nesse capitulo é tratado como as empresa tem apensa o foco apenas no resultado, empresas que focam em números e vitorias esquecem de seus colaboradores, tornando-os meros executores de tarefas ao invés de parceiros. Para equilibrar essa balança entre Foco no resultado X foco no colaborador com base na leitura deve-se pensar fora da caixa.

3. Qualidade de vida ou vida de qualidade?

Nesse capítulo que não necessita apresentação, é refletido o conceito utilizado de qualidade de vida no mundo corporativo em contra partida com a teoria de vida de qualidade apresentada pelo autor, recomendo a leitura, pois se trata de um tema muito importante.

4. O Lado oculto do Lucro

De certa forma o lucro sempre tem seu lado oculto, enquanto uns ganham com a venda/ troca de bens, outros saem prejudicados nessa operação, um vendedor comemora a venda de um automóvel de alto valor enquanto o cliente se preocupa com as variáveis que podem dificultar a quitação do bem adquirido.

O livro de uma maneira geral é ótimo para todos os públicos, permite uma visão ampla do mundo ao redor tornando capaz a filosofia no mundo dos negócios, com ética sempre como foco na carreira e nos negócios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais