Buscar

Os hormônios gonadotróficos ou sexuais, que entram em atividade no período da pré-adolescência para regerem a vida sexual, agem especificamente sobre

💡 2 Respostas

User badge image

uane.exluy2@hotmail.com Ingredi

Gonadotrofinas são hormônios que atuam nas gônadas femininas (ovários) e masculinas (testículos), estimulando a produção de estrógeno, progesterona e testosterona. As duas principais gonadotrofinas são o hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH).

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, devemos aplicar nossos conhecimentos sobre os hormônios gonadotróficos.

Os hormônios sexuais são substâncias produzidas nas gônadas:

  • testosterona, nos testículos (em indivíduos do gênero masculino); e
  • progesterona e estrógeno, nos ovários (em indivíduos do gênero feminino).

Durante a infância esses hormônios são inibidos, tendo sua produção iniciada durante a puberdade, sendo responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias, a saber:

  • Masculinas (ocorre no períoso de 13 a 16 anos):
    • surgimento de pêlos pelo corpo (na face, na axila e na região pubiana);
    • aumento em tamanho do pênis;
    • espessamento das cordas vocais; e
    • iniciação da espermatogênese.
  • Femininas (ocorre no períoso de 12 a 15 anos):
    • surgimento de pêlos pelo corpo;
    • desenvolvimento da cintura pélvica (quadril);
    • desenvolvimento dos seios;
    • início do ciclo menstrual; e
    • ovogênese.

A produção desses hormônios ocorre devido a estímulos emitidos pelo hipotálamo (que é a região do cérebro com função reguladora de processos metabólicos), liberando fatores hormonais gonadotróficos, com ação na hipófise (glândula do sistema nervoso), a qual libera FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante). Estes dois hormônios atuam sobre as gônadas:

  • Nos testículos, o FSH estimula as células dos tubos seminíferos a desencadearem o processo de divisão meiótica para produção de espermatozóides, enquanto o LH estimula as células intersticiais na produção de testosterona afirmando os caracteres sexuais secundários; e
  • Nos ovários, o FSH inicia o amadurecimento das células foliculares, estimulando a secreção de estrógeno que prosseguirá com o desenvolvimento do folículo. O LH promove ainda mais a secreção de estrógeno, induzido a ovulação, rompendo o folículo e liberando o ovócito primário.

O(a) autor(a) esqueceu de completar a questão e fornecer as alternativas da mesma. O enunciado completo fica:

"Os hormônios gonadotróficos ou sexuais, que entram em atividade no período da pré-adolescência para regerem a vida sexual, agem especificamente sobre as glândulas sexuais, determinando seu crescimento e maturação normal.  Indiretamente, são responsáveis pelos caracteres sexuais secundários. A glândula que produz estes hormônios chama-se:

a) timo.

b) tireoide.

c) pâncreas.

d) adrenal.

e) hipófise."


Portanto, os hormônios gonadotróficos ou sexuais, que entram em atividade no período da pré-adolescência para regerem a vida sexual, agem especificamente sobre as glândulas sexuais, determinando seu crescimento e maturação normal. Indiretamente, são responsáveis pelos caracteres sexuais secundários. Quanto à alternativa, a correta é a e): a glândula que produz estes hormônios chama-se hipófise.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais