Buscar

contabilidade

De acordo a NBC TG Estrutura Conceitual - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, marque a alternativa INCORRETA:
Quest.: 3
 
  Ser capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários é condição necessária à caracterização de uma informação como relevante.
  Para a informação contábil-financeira ser útil, ela precisa ter as seguintes características qualitativas fundamentais: relevância e representação fidedigna.
  A Comparabilidade significa aplicação dos mesmos métodos para os mesmos itens. É um auxílio na obtenção da consistência.
  A Representação Fidedigna diz respeito a três atributos: informação precisa ser completa, precisa ser neutra e precisa ser livre de erro.
  As características qualitativas se subdividem em características qualitativas fundamentais e características qualitativas de melhoria. São consideradas características qualitativas de melhoria: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade

💡 3 Respostas

User badge image

Fabio Carlos Azevedo

A resposta incorreta é a que fala das características qualitativas.
0
Dislike0
User badge image

Fabio Carlos Azevedo

Gostaria de confirmar se estou certo ou não.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver essa questão é necessário ter um pouco de conhecimento na NBC TG Estrutura Conceitual, em relação às características qualitativas fundamentais e de melhorias, pois aqui nessa questão, na alternativa INCORRETA, eles misturam esses conceitos.


Letra “a”: Está INCORRETA, pois na norma, a definição das características qualitativas fundamentais são:
“QC5.    As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna.”

*OBS: nessa alternativa, eles misturaram com o conceito das características qualitativas de melhoria. Veja:
“QC19.  Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade.”


Letra “b”: Está correta, pois está certinha com a norma.
“QC6.    Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiver tomado ciência de sua existência por outras fontes.”


Letra “c”: Está correta, pois certinha com a norma.
“QC19.  Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade. As características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação deve ser usada para retratar um fenômeno.”


Letra “d”: Está correta, pois certinha com a norma.
“QC7.    A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.
QC8.      A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados. A informação contábil-financeira não precisa ser uma predição ou uma projeção para que possua valor preditivo. A informação contábil-financeira com valor preditivo é empregada pelos usuários ao fazerem suas próprias predições.”


Portanto, a alternativa que está INCORRETA é a letra “a”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais