Buscar

segundo a psicanálise, o que é fantasia?

💡 8 Respostas

User badge image

RAISSA GABRIELLA

a fantasia pode ser resumida como a origem do sintoma, como a chave da repetição, o axioma fundamental que dita as formas de satisfação do sujeito. Na carta de Freud a Fliess, em 1897, ao afirmar "não acredito mais em minha neurótica, Freud se vê levado a concluir que a realidade psíquica tem o mesmo valor de verdade que a realidade factual. Freud chegou a essa conclusão ao colocar em questão se de fato poderiam os pais de seus pacientes serem todos abusadores que seduziam precocemente seus pacientes, o que a partir da teoria da sedução, seria a origem do trauma. A partir da exclusão desta possibilidade, Freud passa a ver o valor das fantasias infantis, como aquelas que dão origem as fantasias adultas. Estas fantasias remetem a cena traumática vivenciada precocemente pelos sujeitos, e irá determinar os objetos aptos a produzir a satisfação e de que forma isso se dará. A fantasia fundamental é aquela que está por traz do sintoma, de modo que a simples eliminação do sintoma não permite a "cura" do analisante, pois outro surgira em seu lugar, mas sim a construção da fantasia fundamental do sujeito.
2
Dislike0
User badge image

Amanda Ramos

Esse vídeo explica resumidamente. 

https://www.youtube.com/watch?v=TnouiDkBomw

1
Dislike0
User badge image

Caue Campos

Seria ''criar'' uma fantasia para satisfazer certos impulsos. É bem parecido com o mecanismo de Sublimação. A Fantasia pode até ajudar em certos conflitos psicológicos, mas não "resolve" o conflito. Ex: Um homossexual que é casado com uma mulher mas fantasia  que está tendo relações homossexuais e não heterossexuais durante o ato, para manter o casamento e o ''status social''.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais