Buscar

Definição de Fagocitose

💡 2 Respostas

User badge image

Leandro Souza

é o englobamento e digestão de partículas sólidas e micro-organismos por fagócitos ou células ameboides. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Algumas substâncias entram na célula através de transporte ativo e passivo, outras, no entanto, não são capazes de usar essa via de transporte. Nesses casos, elas podem ser englobadas pela célula em um processo conhecido como endocitose.


Um tipo de endocitose é a chamada fagocitose. Nesse processo, a célula captura uma partícula sólida, relativamente grande, através de prolongamentos citoplasmáticos chamados de pseudópodes. A partícula é então englobada e passa a integrar o citoplasma da célula. Nessa etapa, o material ingerido fica totalmente envolto por uma membrana, formando o chamado fagossomo.


No interior do fagossomo são lançadas enzimas que degradam a partícula ingerida, que pode ser um micro-organismo ou até mesmo restos celulares. Essas enzimas são liberadas por organelas chamadas de lisossomos, que se unem ao fagossomo formando um vacúolo digestivo. O material que não é digerido recebe o nome de corpos residuais, que, depois de algum tempo, podem ser excretados pela célula.

fonte:https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-fagocitose.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais