Buscar

A escolha da correta estratégia resultará na política...

A escolha da correta estratégia resultará na política e estrutura da manutenção industrial do processo produtivo. Na política e na estrutura, são consideradas informações e orientações do fabricante dos equipamentos, manuais de instalação, operação, manutenção, de suporte e assistência técnica. A prática da operação e manutenção fornecerá mais conhecimento e aspectos significativos a serem adicionados nas práticas de manutenção do equipamento. Os planos de inspeção irão definir os roteiros de inspeção, através das linhas de processo,orientados por equipamentos, por similaridade, por tempo de operação, por criticidade do equipamento na linha de processo. Neste plano de inspeção, serão realizadas inspeções visuais, auditivas, limpeza, monitoramento de temperatura, elevação de corrente elétrica, ocorrência de vazamentos e ruídos atípicos. O plano de lubrificação com a identificação dos equipamentos deverá conter informações como o ponto a ser lubrificado, a especificação, o volume de lubrificante a ser aplicado, a frequência da lubrificação, o método de aplicação de lubrificante que irá depender se é óleo ou graxa, se é uma verificação do nível, uma reposição, ou substituição completa. A manutenção autônoma é uma estratégia simples e prática para envolver os operadores dos equipamentos ou máquinas nas atividades de manutenção diária, como por exemplo a inspeção, limpeza e lubrificação. O objetivo principal é evitar a degradação dos equipamentos ou máquinas, detectando e corrigindo se possível suas falhas em um estágio inicial, antes que resultem em algum tipo de quebra que faça a produção ser interrompida. A escolha da linha piloto deve ser considerada sob o aspecto de que será o local que represente a maioria dos processos de manufatura da empresa, que tenha um volume de produção constante e com poucos setups, ou seja, uma linha de fabricação que a empresa considera estável e com poucos tipos de itens diferentes. Recordando a programação da manutenção, lembramos do termo manutenção preventiva, onde o seu objetivo é determinar um momento especifico para se poder parar um determinado equipamento e assim poder executar uma série de tarefas pré-determinadas. Deste modo, o equipamento seria revisado para mitigar ou eliminar as paradas durante o período alocado para se produzir. Isto é muito importante para a empresa, pois deste modo, evita-se problemas de qualidade do produto, falta de produção, e indiretamente conseguimos manter o cliente fidelizado com produtos entregues na data solicitada e com qualidade.

A partir do uso de fatores estratégicos para se aplicar a manutenção autônoma, em específico nos planos de lubrificação, como devemos escolher uma linha piloto para aplicarmos estes planos? Como essa escolha pode afetar o desempenho da programação? Faça uma avaliação completa e demostre o resultado em formato de um relatório.

💡 1 Resposta

User badge image

Edson Ribeiro

engenharia econômica
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais