Buscar

O que é direito de Família ?

💡 2 Respostas

User badge image

Natalia Pereira

Direito de família é o ramo do direito que contém normas jurídicas relacionadas com a estrutura, organização e proteção da família. Ramo que trata das relações familiares e das obrigações e direitos decorrentes dessas relações, ou seja, é o ramo do Direito que regula e estabelece as normas de convivência familiar.

Dentro do Direito de Família, encontramos o Casamento, que é a união voluntária entre duas pessoas, formalizada nos termos da Lei, com o objetivo de manter uma plena comunhão de vida.

Em Portugal encontra-se regulado no livro quarto do Código Civil.

A matéria está regulada no Código Civil Brasileiro de 10 de Janeiro de 2002, nos artigos 1.511 a 1.783 (Livro IV - Do direito da família) e de 1.784 a 2.046 (Livro V - Do direito das sucessões).

Ela disciplina, ainda, a necessidade de contrato entre conviventes (concubinos), regimes de bens e sua mutabilidade, entre outras matérias.

Também parte deste ramo do direito, ainda que não positivada (publicada em norma escrita) é aquela referente aos esponsais, fase anterior ao casamento conhecida principalmente por noivado e que pode gerar efeitos jurídicos.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Direito de família é um ramo do Direito Civil, que compõe o direito privado, e que estuda as formas de constituição das famílias e respectivos regramentos, tratando especificamente dos seguintes assuntos: do casamento, com suas capacidades, impedimentos, causas suspensivas, processo de habilitação, provas, invalidade e eficácia, da dissolução da sociedade e do vínculo conjugal, dentre os quais se destacam o divórcio e a separação, das relações de parentesco, da filiação, do reconhecimento e adoção de filhos, bem como do poder familiar. Ademais, é nessa área do Direito que se trata dos regimes de bens entre cônjuges e companheiros, do respectivo pacto antenupcial, dos alimentos, do bem de família, da união estável, da tutela e da curatela.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais