Buscar

prática de pesquisa e Formação do professor

💡 2 Respostas

User badge image

Luana Mendes

Questão 1/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor

Considere a seguinte passagem de texto:

“No processo de formação e no trabalho cotidiano dos professores ‘falta espaço para a reflexão […] que vise sua mudança ou sua superação’”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014, p. 275. . Acesso em 20 jun. 2018.

Considerando estas informações e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente, assinale a alternativa que cita um dos componentes da identidade docente:

Nota: 20.0

A
Conhecimento.

Você acertou!

Comentário: Esta é a resposta correta pois “Entre os componentes da identidade docente está o conhecimento, que é objeto da relação entre o professor e aluno, permanentemente renovado, ampliado. Agregam-se a essa relação os conhecimentos específicos das disciplinas escolares, os conhecimentos pedagógicos e os conhecimentos da prática pedagógica, articulando o conhecimento local com o universal. Também devemos considerar a natureza epistêmica dos campos disciplinares, a própria experiência”. (livro-base, p. 20).

B
Estrutura física nas escolas.

C
Formação na educação básica.

D
Plano de ensino.

E
Projeto Político Pedagógico da escola.

Questão 2/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor

Considere a citação:

“A profissão docente, assim como outras profissões, surge num contexto como resposta às necessidades postas pelas sociedades, constituindo-se num corpo organizado de saberes e um conjunto de normas e valores”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. . Acesso em 20 jun. 2018.

Considerando estas informações e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente sobre a evolução da profissão docente, o ofício de professor no Egito antigo estava ligado ao:

Nota: 20.0

A
uso da escrita.

B
uso do comércio.

C
uso do discurso.

Você acertou!

Comentário: Esta é a resposta pois “O ofício de professor no antigo Egito estava ligado ao uso do discurso. Falar bem consistia no conteúdo e no objetivo do ensino. A educação assumia a missão de preparar os dirigentes para serem os futuros membros dos conselhos constituídos” (livro-base, p. 25-26)

D
uso dos esportes.

E
uso de recursos didáticos.

Questão 3/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor

Considere a seguinte citação:

“A presença de uma identidade própria para a docência aponta a responsabilidade do professor para a sua função social, emergindo daí a autonomia e o
13
Dislike0
User badge image

Thaty Santos

A questão 3 é a opção C pág 26
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais