Buscar

O que é raciocínio indutivo e dedutivo ? Qual a diferença entre eles ?

Explicação para melhor entendimento sobre os dois.

 

💡 9 Respostas

User badge image

Ariele Costa

A- Raciocínio indutivo – é o processo pelo qual, dadas diversas particularidades, chegamos a uma generalização. Por exemplo, um médico observando uma criança que apresenta os seguintes sintomas: coriza, espirros, tosse, olhos lacrimejantes, febre de 38 graus, manchas branco-azuladas nas gengivas e exantema no rosto e no corpo. Conclui dessas particularidades que o doente tem sarampo. O diagnóstico e uma generalização, alcançada por meio do raciocínio indutivo.

 

B- Raciocínio dedutivo – é o processo pelo qual, dada uma generalização, inferimos as particularidades. Para ilustrar, presumirei que a mãe da criança no exemplo acima citado informa à sua professora, “João está doente, com sarampo”. A professora pode deduzir as particularidades: que seu aluno tem sintomas que incluem (...) As generalizações são sempre atingidas pelo processo indutivo, e as particularidades pelo dedutivo.

A mente objetiva pode fazer A e B. A mente subjetiva pode fazer B, mas não A.Em conseqüência dessa limitação, a mente subjetiva aceita como verdadeira qualquer generalização que seja dada, porque, sendo incapaz de processo indutivo, não tem como contestar aquela generalização. 

Fonte: http://www.psicologiaprevitali.com.br/raciocinio-indutivo-dedutivo.php

22
Dislike0
User badge image

Taisa B Pereira

De maneira simples o Indutivo vem da indução,ou seja você pega racicínios particulares e chega  uma conclusão universal e o dedutivo a resposta está subenstendida nas premissas que levam a tal conclusão e você chega a uma conclusão específica.

O wikipédia diz assim:

A lógica diferencia duas classes fundamentais de argumentos: os dedutivos e os indutivos. Os argumentos dedutivos são aqueles que as premissas fornecem um fundamento definitivo da conclusão, enquanto nos indutivos as premissas proporcionam somente alguma fundamentação da conclusão, mas não uma fundamentação conclusiva1 , identificando dessa maneira os conceitos de dedução e raciocínio válido. Uma outra maneira de expressar essa diferença é dizer que numa dedução é impossível que as premissas sejam verdadeiras e a conclusão falsa, mas no raciocínio indutivo no sentido forte isso é possível, mas pouco provável2 . Num raciocínio dedutivo a informação da conclusão já está contida nas premissas, de modo que se toda a informação das premissas é verdadeira, a informação da conclusão também deverá ser verdadeira. No raciocínio indutivo a conclusão contém alguma informação que não está contida nas premissas, ficando em aberto a possibilidade de que essa informação a mais cause a falsidade da conclusão apesar das premissas verdadeiras.

9
Dislike0
User badge image

Jenyffer Santana

Com os exemplos abaixo explicarei melhor a diferença entre argumento dedutivo e indutivo.

• Exemplo de argumento dedutivo:
Toda mulher é mortal.

Judite é mulher.

Logo, Judite é mortal.

Todo brasileiro é mortal.

Todo baiano é brasileiro.

Logo, todo baiano é mortal.

Vê-se que no primeiro exemplo o argumento parte de uma premissa universal para uma conclusão com proposição particular. Já no segundo argumento, todas as premissas, bem como a conclusão, são universais.


• Exemplo de argumento indutivo:
O ferro conduz eletricidade. Todo leão é mortal.
O ouro conduz eletricidade. Todo cão é mortal.
O chumbo conduz eletricidade. Todo macaco é mortal.
A prata conduz eletricidade... Todo crocodilo é mortal.
Logo, todo metal conduz eletricidade. Logo, todo animal é mortal.

O segundo tipo de argumento é o indutivo. Este procede de proposições particulares ou com termos relativamente menores do que os que estão na conclusão, e chega a termos mais universais ou mais extensos.
 

3
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais