Buscar

o que é metodo direto?

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) evidencia os aspectos financeiros de uma organização e contribui com o processo de gestão empresarial. Tal demonstração é elaborada por meio de dois métodos: direto e indireto. No método direto são consideradas informações sobre:

💡 3 Respostas

User badge image

Thayna Alaide

O método direto utilizada o regime de caixa para indicar todos os recebimentos e pagamentos ocorridos, e os respectivos saldos de caixa.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As finanças de uma empresa exigem acompanhamento constante e a qualidade da gestão financeira depende bastante da técnica ou método escolhido para poder visualizar os resultados relacionados à entrada e saída de recursos financeiros. Existem várias ferramentas para isso e o fluxo de caixa é uma das mais utilizadas.

Nesse contexto, para elaborar a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) pelo método direto, o gestor deve evidenciar as classes de recebimento e desembolsos brutos das atividades operacionais, dividindo-as por sua natureza contábil (recebimentos de clientes, pagamentos de fornecedores, dentre outros). Esse método começa a partir da demonstração das entradas e saídas que passaram pelo caixa e equivalentes de caixa.

Apesar de ser um método mais caro e mais difícil, tem a vantagem de criar condições favoráveis para desenvolver a classificação das entradas e saídas de acordo com critérios técnicos e não fiscais, permitindo, ainda, que as informações de caixa possam estar disponíveis diariamente. É, atualmente, o método mais utilizado.

Por sua vez, o método indireto de DFC se baseia nos lucros ou prejuízos do exercício (DRE), que deve ser ajustado pelos itens econômicos como a depreciação e a amortização, além de variações nas contas patrimoniais. Por se basear na DRE e não diretamente em uma análise dos fluxos de caixa, recebe este nome.

Com a vantagem de oferecer baixo custo, uma vez que basta a utilização dos balanços patrimoniais referentes ao início e ao final do período, a demonstração de resultado do exercício (DRE) e algumas informações extras obtidas na contabilidade, para elaborar esse método, o método indireto pode conciliar o lucro contábil com o fluxo de caixa operacional líquido e mostrar, por exemplo, como se compõe a diferente.

Fonte: https://blog.sage.com.br/demonstracao-de-fluxo-de-caixa-entenda-os-diferentes-metodos/. Acesso em 04 de julho de 2018.

1
Dislike0
User badge image

ivagalter

No método direto, o grupo das atividades operacionais é composto pelas movimentações de entrada e saída, apuradas a partir das contas a pagar e a receber do Balanço Patrimonial, com o suporte da Demonstração do Resultado do Exercício.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais