Buscar

por que o potencial de ação das fibras musculares lisas gastrintestinais é mais lento que o das grandes fibras nervosas?

💡 2 Respostas

User badge image

Jéssica Nayara

Porque, nas fibras musculares lisas gastrintestinais, os  canais responsáveis pelos potenciais de ação são diferentes das fibras nervosas: eles  permitem  a  entrada de quantidade grande de  íons cálcio, juntamente com quantidade  menor  de íons sódio, sendo, portanto, denominados canais de cálcio -sódio.  A abertura e o  fechamento desses canais são muito mais lentos do  que os dos canais rápidos de sódio das grandes fibras nervosas.  A lentidão dos canais cálcio-sódio explica a longa duração dos potenciais de ação.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A importância dos canais de cálcio na geração do potencial de ação do músculo liso. A membrana da célula muscular lisa contém número muito maior de canais de cálcio voltagem-dependentes do que a fibra muscular esquelética, mas número muitíssimo menor de canais de sódio voltagem-dependentes.


Tendo resultado, o sódio tem participação mínima , se é que tem, na geração do potencial de ação na maioria dos músculos lisos. O fluxo de cálcio para o interior da fibra é o principal responsável pelo potencial de ação. Isso ocorre do mesmo modo auto-regenerativo dos canais de sódio das fibras nervosas e das fibras musculares esqueléticas. Os canais de cálcio abrem com lentidão muito maior do que o fazem os canais de sódio. Isso explica, em grande parte, os lentos potenciais de ação das fibras musculares lisas.


Portanto, o potencial de ação das fibras musculares lisas gastrintestinais é mais lento que o das grandes fibras nervosas porque os canais de cálcio abrem com lentidão muito maior do que o fazem os canais de sódio.

 

Fonte:https://pt.khanacademy.org/science/biology/human-biology/neuron-nervous-system/a/depolarization-hyperpolarization-and-action-potentials

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais