Buscar

Fisiologia gastrointestinal

sabe-se que a deglutição é divida em 3 estágios: voluntários, faríngeo e esofágico, em ordem cronilógica. Comente resumidamente os mecanismos do estágio faríngeo da deglutição. 

💡 2 Respostas

User badge image

Júlia Azevedo

A chegada do alimento na faringe produz, através de receptores mecânicos, uma resposta constritora, os chamados anéis faríngeos, que facilitam a onda peristáltica. No ponto da faringe onde se tem a presença do alimento, há um reflexo curto de constrição nesse mesmo ponto, e o relaxamento do ponto seguinte, ocorrendo a propulsão na direção distal (chamadas ondas faríngeas).

O esfíncter esofagiano superior é uma estrutura muscular que se relaxa quando o conteúdo do alimento estiver exatamente proximal a ele. Esse efeito é decorrente de um reflexo curto, ou seja, a presença do alimento na faringe distal faz uma constrição nesse ponto, e um relaxamento à frente. Logo após, o alimento vai para o esôfago. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Considera-se a fase faríngea a mais complexa da deglutição, devido ao grande número de estruturas atuantes e da necessária coordenação temporal entre as funções, respiratória e digestória.


Esta fase é considerada involuntária, e tem início quando a resposta de deglutição foi desencadeada e o bolo alimentar passa pelo véu palatino elevado, pela epiglote e pela região laringotraqueal protegida, atravessando o esfíncter esofágico superior, trajeto que dura entre 0,7 a 1,0 segundo. 


A passagem do bolo alimentar pelos receptores sensoriais das fauces anteriores e da base da língua, desencadeia esta terceira fase da deglutição. Consiste em: “fechamento velofaríngeo, inversão da epiglote sobre a entrada da laringe, deslocamento anterior e superior do complexo hiolaríngeo, fechamento das pregas vocais verdadeiras e falsas, contração progressiva da faringe e abertura do esfíncter esofágico (EES).” Toda essa sequência de movimentos, “consiste numa série de eventos involuntários de proteção das vias aéreas e propulsão do bolo alimentar.” 

 

Fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/fases-da-degluticao/25584

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais