Buscar

Existe o adultério quando pratica relações sexuais online?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

sim.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Há forte divergência doutrinária acerca da caracterização do adultério, que constitui causa que pode levar à impossibilidade de comunhão de vida, nos termos do art. 1.573, I, do CC:

"Art. 1.573. Podem caracterizar a impossibilidade da comunhão de vida a ocorrência de algum dos seguintes motivos:

I - adultério;"

Entretanto, prevalece o entendimento de que o adultério requer a conjunção carnal, ou seja, o ato sexual em si. para estar configurado.

Assim, a chamada infidelidade virtual constituiria injúria grave, o que pode gerar eventual indenização, de acordo com entendimento que se tenha do caso concreto, mas não configurando o adultério propriamente dito.

Obra que trata adequadamente do tema é o Código Civil Comentado, coordenado pelo Min. Cezar Peluso, com comentários do Livro de Direito das Famílias elaborado por Milton Paulo de Carvalho Filho.

Eu disponho da versão física, mas não encontrei edição autorizada disponível na internet, mas recomendo fortemente a aquisição e leitura, se for o caso. É um Código Comentado artigo por artigo, com doutrina e jurisprudência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais