Buscar

Qual a diferença de globalização e mundialização?

💡 1 Resposta

User badge image

Enai Rodrigues

A globalização é o ápice visível neste tempo histórico do desenvolvimento capitalista e de sua irracionalidade. Irracional, porque projecta um descuramento crescente dos valores mercantis face aos fundamentos económicos, regista uma sociabilidade cada vez mais problemática. Trata-se, contudo, de uma irracionalidade inteligível desde a lógica do capital e de seu movimento histórico por se libertar dos controles que a sociedade lhes tenta impor e inteligível, pela política pensada amplamente, como antídoto ao economicismo.

 


A globalização não é somente o novo dogma dos economistas, mas é principalmente a nova racionalidade das instituições internacionais e multilaterais e dos Estados nacionais; tudo acontece ou deve acontecer de uma determinada forma em da globalização.

 


Em síntese, a globalização é resultado de significativas alterações estruturais do processo de internacionalização. Na verdade, é uma nova fase do sistema capitalista. Dessa forma, o fato do capitalismo ter sido sempre mundial, não significa que a globalização é um processo antigo.

 


Simplificadamente, a mundialização pode ser entendida como o resultado da multiplicação e da intensificação das relações que se estabelecem entre os agentes económicos situados nos mais diferentes pontos do espaço mundial.

 


Desde os anos 80, a progressão de vários fenómenos novos envolvem uma dimensão que ultrapassa as fronteiras nacionais e deu origem a uma série de interpretações académicas que incorporaram os termos mundialização e globalização. Esta fase nova do desenvolvimento do sistema económico capitalista, é caracterizada pelo predomínio da dimensão que ultrapassa o quadro nacional e que vai além da dimensão internacional tradicional.

 


Em diversas análises, a Mundialização é percebida como uma mudança qualitativa no quadro dos processos de internacionalização anteriores.

 


Em suma, diante do que se encontra escrito em cima, ou seja, se a globalização não é um processo antigo, mas sim uma fase nova do sistema capitalista, a mundialização parece ser a característica principal da globalização, que na pior das hipóteses poderia ser utilizada como sinónimo de globalização, logicamente considerando-se as características estruturais (qualitativas e quantitativas) do processo de globalização.
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais