Buscar

o que é IPI

💡 5 Respostas

User badge image

Lucas Mattos

Imposto sobre Produtos Industrializados, cuja sigla é IPI, é um imposto federal, ou seja, somente a União pode instituí-lo ou modificá-lo, sobre produtos industrializados no Brasil. Está previsto no art. 153, IV, da Constituição Federal. Suas disposições estão descritas no Decreto nº 7.212, de 15 de junho de 2010, que regulamenta a cobrança, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre Produtos Industrializados.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O Imposto sobre Produtos Industrializados é denominado Imposto sobre Produtos Industrializados e muitas vezes referido pela sigla IPI.


O Imposto sobre Produtos Industrializados aplica-se a produtos nacionais e estrangeiros que tenham sido modificados de alguma forma para consumo ou uso. A base de cálculo é o preço de venda no varejo no Brasil; para as importações, é o preço de venda do bem e do direito de importação, mais outras taxas exigidas.


Portanto, o IPI é utilizado como incentivo ou desestímulo ao consumo de alguns bens, e tem sido diminuído para a venda de produtos como eletrodomésticos, móveis e carros de baixo custo.

2
Dislike0
User badge image

Viviane Freitas

muito boa pergunta
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais