Buscar

O que é A "curva de possibilidades de produção" (CPP) ?

💡 1 Resposta

User badge image

Gercyandson Amorim

Em economia, a fronteira de possibilidades de produção (FPP), também designada por curva de possibilidade de produção (CPP), ilustra graficamente a escassez dos fatores de produção e cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A curva de possibilidades de produção é uma curva que representa todas as possibilidades máximas de saída para dois bens, dado um conjunto de insumos constituído por recursos e outros fatores. Fatores como mão-de-obra, capital e tecnologia, entre outros, afetarão os recursos disponíveis, que ditarão onde está a fronteira de possibilidades de produção.

Além disso, a CPP indica as possibilidades de produção de duas commodities quando os recursos são fixos. Isto significa que a produção de uma mercadoria só pode aumentar quando a produção da outra mercadoria é reduzida, devido à disponibilidade de recursos. Portanto, a CPP mede a eficiência na qual duas commodities podem ser produzidas juntas, ajudando gerentes e líderes a decidir qual combinação de commodities é mais benéfica. A CPP assume que a tecnologia é constante, os recursos são usados ​​eficientemente e que normalmente há apenas uma escolha entre duas mercadorias.

Se, por exemplo, uma organização governamental estiver decidindo entre o mix de produção de livros didáticos e computadores, e puder produzir 40 livros didáticos e 7 computadores ou 70 livros de texto e 3 computadores, cabe a essa organização determinar o que precisa mais. Neste exemplo, o custo de oportunidade de produzir 30 livros-texto adicionais é de 4 computadores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais