Buscar

Cite todos os acidentes anatômicos do osso frontal.

💡 6 Respostas

User badge image

Ana Carolina Peixoto

Incisura frontal, forame supra-orbital, seio frontal, crista frontal, impressões digitiformes, sulco do seio sagital superior
0
Dislike0
User badge image

Richard Vieira

seio frontal, glabela, sutura coronal 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O osso frontal é o osso que forma a testa, um dos ossos que formam a cavidade ocular e a calota craniana, e caracteriza-se por ser um osso pneumático. Em fetos e recém-nascidos esse osso não se articula com os ossos parietais, ficando dentro eles as fontanelas (ou moleiras). Conforme ocorre a ossificação, esse osso frontal passa a se articular com o osso pariental por meio de uma estrutura denominada sutura coronal. Para efeitos clínicos, essa região é muito importante por ser um dos pontos craniométricos de medidas do esqueleto cefálico. Esse osso é passível de diferentes acidentes anatômicos (ou proeminências, sulcos, fossas, marcas), provocados por diferentes estruturas quando em contato com os ossos.


Sabemos que o osso frontal está susceptível a possíveis acidentes anatômicos, sendo eles: incisura supra, que é o forame por onde passam nervos e vasos supra; glabela ou saliência; sulco do seo sagital superior, que é uma estrutura venosa intradural; sulco do ramo anterior da artéria meníngea média; cristal frontal, que é um ponto de fixação para a foice do cérebro, que se caracteriza por uma especialização da dura-máter, separando parcialmente os dois hemisférios do cérebro.


Portanto, os acidentes anatômicos do osso frontal são facilmente identificados, e são consequência do contato do osso com diferentes estruturas, como veias, artérias, tendões e músculos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais